Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente intensifica manutenção de estradas rurais
Ações incluem nivelamento e aplicação de cascalho para melhorar a trafegabilidade na zona rural após o período de chuvas

Em razão das chuvas ocorridas em dezembro de 2025, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente tem intensificado os trabalhos de manutenção nas estradas rurais do município. A ação tem como objetivo garantir melhores condições de tráfego e segurança para os moradores da zona rural.

As chuvas causaram o surgimento de irregularidades no leito das estradas, como buracos, trechos escorregadios e desníveis, dificultando o deslocamento dos veículos. Diante desse cenário, as equipes da secretaria estão atuando de forma planejada, com prioridade para os pontos mais prejudicados.
Os serviços realizados incluem o nivelamento das vias e a aplicação de cascalho, medidas essenciais para melhorar a aderência do solo, reduzir a formação de lama e garantir maior durabilidade das estradas, especialmente em períodos de maior volume de chuvas.
“É importante lembrar que a manutenção das estradas rurais é realizada de forma periódica durante o ano, não apenas para garantir a trafegabilidade das estradas rurais, mas também como medida preventiva, preparando as vias para enfrentar períodos chuvosos e reduzindo a necessidade de intervenções emergenciais”, explicou o titular da Pasta, Maurício Perissinotto.
Entre as estradas que estão recebendo manutenções pontuais estão: PIR-024 estrada Alberto Coral (Godinhos); PIR-050 estrada Virgínio Fedato e PIR-052 (Água Santa); PIR-190 estrada Anselmo Fornaziero (Campestre); PIR-246 estrada Francisco Bernardo Possignolo (Passa Cinco); PIR-007w estrada Duzentos Réis (Pau Queimado); PIR-260 estrada Luiz Dias Gonzaga – sentido Anhumas; PIR-354 estrada Nair Borges Soares (Anhumas/Ibitiruna); PIR-019/290 (Gibam); e PIR-268 avenida Engenheiro Alberto Krahembuhl (Bangé).
BALANÇO – Em 2025, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente executou a manutenção de mais de 650 quilômetros de estradas rurais, atendendo 64 bairros da zona rural do município. Ao longo do ano, os serviços contaram com a aplicação de aproximadamente 22 mil toneladas de pedregulho, 25 mil toneladas de lajão britado e 40 mil toneladas de material reciclado.
No eixo de conservação das estradas rurais, a Secretaria também executou uma série de serviços complementares voltados à segurança viária e à preservação das vias. Entre as ações realizadas está operação Tapa-Buraco na PIR-260, no trecho que liga Piracicaba ao bairro Anhumas, além da limpeza e roçagem de acostamentos em diferentes estradas rurais.
Os trabalhos incluíram ainda a construção e manutenção de canecas d’água, fundamentais para o controle do escoamento superficial e a redução de processos erosivos, bem como a abertura de saídas para drenagem da água acumulada em períodos de chuva. Também foram realizadas intervenções de roçagem em acostamentos e pontes, além do corte de vegetação e de árvores que comprometiam a visibilidade dos motoristas, contribuindo diretamente para a segurança de quem utiliza essas vias diariamente.
