Portal do Município de Piracicaba

Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente apresenta áreas de restauração ecológica a comitiva internacional

Técnicos franceses conheceram áreas de plantio, cercamento e restauração ecológica em propriedades integrantes do Programa PSA

Por CCS / Publicado em 24/11/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.
Na imagem, nove adultos estão alinhados em pé sobre um gramado verde, com uma floresta densa ao fundo. As roupas são casuais — jeans, camisetas, camisas de botão — e um deles usa um crachá pendurado no pescoço, sugerindo algum papel organizacional ou profissional. Todos olham para a câmera, alguns com sorrisos discretos, transmitindo uma atmosfera de leveza e camaradagem. A luz natural ilumina suavemente o grupo, destacando o cenário tranquilo e arborizado que os cerca.
A agenda integrou ações da cooperação institucional liderada pelo Office International de l’Eau

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente recebeu, na última semana, a Comissão da Agência de Água Loire-Bretagné e da Agência das Bacias PCJ para uma visita técnica a duas propriedades rurais participantes do Programa Municipal de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), coordenado pela Pasta. Os locais visitados integram o projeto de restauração ecológica realizado em 11 propriedades da microbacia do Ribeirão dos Marins, que contou com recursos da cobrança pelo uso da água dos Comitês PCJ para o plantio de cerca de 35 mil mudas e o cercamento de 3.273 metros de áreas de proteção em locais com atividade pecuária.

A agenda integrou ações da cooperação institucional liderada pelo Office International de l’Eau (OiEau), que articula três agências de água responsáveis pelo apoio à Gestão Integrada de Recursos Hídricos (GIRH) no Brasil e na França: Agência da Água Loire-Bretagné, Agência das Bacias PCJ e Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

Participaram da atividade a comitiva francesa formada por Hervé Gilliard, chefe da Missão Internacional e de Projetos de Planejamento, e Rémi Boyer, chefe de projetos do OiEau; os técnicos da Agência das Bacias PCJ Eduardo Léo, coordenador de Sistemas de Informações, e Gabriela Giusti; além do secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Maurício Perissinotto, acompanhado dos técnicos Evelise Moda e David Munhoz.

A primeira etapa ocorreu na propriedade da família Coral, no bairro Campestre, onde a comitiva foi recebida por Katia Coral Gerólamo e Marcos Gerólamo. Os visitantes conheceram as áreas de plantio e de cercamento e conversaram com os produtores sobre a experiência e os benefícios percebidos com a restauração ecológica e a participação no PSA.

Na sequência, a equipe visitou o Sítio Jatobá, no bairro Serrote, recebida pelos irmãos Pedro, Nivaldo e Mauro Polizel. No local, puderam acompanhar o desenvolvimento das mudas e dialogar com os proprietários sobre manejo, produção e o cotidiano da atividade rural, além das expectativas relacionadas ao projeto de recuperação ambiental.

Na imagem, sete adultos estão reunidos em um campo gramado, com árvores ao fundo e um céu nublado acima. À esquerda, uma pessoa gesticula enquanto fala, parecendo conduzir uma explicação ou conversa com os demais, que escutam com atenção. Todos estão vestidos de forma casual, sugerindo um encontro informal ao ar livre. O cenário é rural, com uma trilha de terra visível, reforçando a ideia de que se trata de uma atividade prática em campo.
Técnicos franceses conheceram áreas de plantio, cercamento e restauração ecológica em propriedades integrantes do Programa PSA

“Esses momentos de troca são essenciais para fortalecer o trabalho que desenvolvemos no município. A presença de especialistas interessados em conhecer nossa realidade valoriza o esforço dos produtores rurais e evidencia como a preservação ambiental pode caminhar junto com a atividade produtiva. Cada visita técnica nos motiva a avançar em políticas públicas mais eficazes, que promovam conservação, inovação e desenvolvimento sustentável no campo”, enfatizou Perissinotto.

O PSA – O Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), instituído pela Lei Municipal nº 8013, de 2014 e Decretos Municipais nº 17218, de 2017 e 17774, de 2019, é um sistema de remuneração a produtores rurais que atendem às práticas sustentáveis para preservação de suas propriedades com potencial para produção de água no município. Por meio das vistorias, profissionais da Prefeitura avaliam as condições de conservação do solo, nascentes, matas ciliares, implementação do saneamento ambiental, entre outros. Uma vez aprovado, o produtor recebe um valor correspondente ao atendimento dos critérios do programa. A renovação é anual e pode ser feita todo início de ano.

O programa, que em 2025 chega à sua 8ª edição, nasceu a partir do trabalho conjunto de uma equipe multidisciplinar de diversas secretarias municipais, a partir dos estudos realizados na elaboração do Plano Municipal de Gestão de Recursos Hídricos, coordenado pelo Semae. Atualmente, o PSA Piracicaba contempla propriedades localizadas nas microbacias dos ribeirões dos Marins e Congonhal, e dos córregos Tamandupá e Paredão Vermelho. Neste ano, 20 propriedades estão sendo contempladas, com sete adesões a mais que o ano anterior, abrangendo uma área total de 1.117,60 hectares — send


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.