A Prefeitura de Piracicaba, representada pela secretária municipal de Agricultura (Sema), Nancy Thame, esteve presente nos lançamentos do Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (PLEAPO) e do 1º Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista, que aconteceu na tarde de quarta-feira, 13/12, na Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, em São Paulo. O secretário estadual de Agricultura, Guilherme Piai, esteve presente a solenidade.

homem e mulher em pé, sendo que o homem está com uma das mãos nos ombros da mulher, como se estivesse cumprimentando-a
Guilherme Piai, secretários estadual de Agricultura e Abastecimento, e a secretária da Sema, Nancy Thame

Na ocasião a técnica da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Araci Kamiyama, anunciou o plano, que tem como objetivo promover e valorizar a produção orgânica e agroecológica do Estado e por meio da certificação dos alimentos e propriedades, das fontes de financiamento e de acompanhamento técnico, incentivar o acesso dos produtores orgânicos e agroecológicos a novos mercados e linhas de crédito, além de valorizar os produtos”, ressaltou.

“Hoje é um dia muito importante, um dia em que estamos trazendo os nossos produtores para perto, agregando valor e gerando dignidade. O plano permite que a Secretaria possa investir em política pública e extensão rural. Queremos ver os produtores vendendo para a Prefeitura, para o Estado, prosperando e gerando mais empregos”, afirmou o secretário de Agricultura, Guilherme Piai.

A secretária da Sema ressalta que o lançamento plano traz importantes eixos que tratam de governança, saúde, soberania alimentar, cultura e educação. “É um passo fundamental para a produção sustentável no nosso estado e está alinhado com programas municipais, como o das compras públicas da agricultura familiar (lei n° 9.826/2022) que reconhece legalmente o protocolo de transição agroecológica no município”, destacou.

Durante o evento aconteceram diversas palestras abordando temas como sementes orgânicas e bioinsumos, aplicativos para compras públicas orgânicas e preços.

CONCURSO – O 1º Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista Cachaça SP busca fortalecer, valorizar, divulgar e realizar um resgate cultural da cachaça produzida no Estado de São Paulo, focando na sustentabilidade da cadeia da cachaça paulista. O concurso é iniciativa do Grupo de Estudos da Cadeia da Cachaça (Gecca), atendendo a demanda da cadeia produtiva, realizado por meio da Secretaria de Agricultura.

Os produtores interessados em participar encontrarão o regulamento e a ficha de inscrição a partir da semana que vem, no site da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O concurso será em março de 2024.

O Gecca é composto por pesquisadores das unidades de pesquisa da Apta Regional de Piracicaba e de Bauru, sob a coordenação da pesquisadora Elisangela Marques Jeronimo Torres, em parceria com o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), além da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Câmara Setorial da Cachaça Paulista e Universidades.