A Secretaria da Saúde, através do Centro de Vigilância Epidemiológica e o Centro de Doenças Infecto-Contagiosas (Cedic), realizará no dia 04 de outubro, Fórum de conscientização sobre a Hanseníase, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, na Câmara de Vereadores.

O evento antecede a Campanha Estadual, prevista para o período de 16 à 20 do mesmo mês e será direcionado aos funcionários e técnicos da secretaria de Saúde, com o objetivo de instrumentalizá-los sobre os diagnósticos, causas e tratamentos da doença.

Segundo a gerente do Cedic, Maria Regina Teixeira, o Fórum é importante por permitir que seja feito diagnóstico precoce da doença. “É importante que as pessoas saibam da importância de que se a hanseníase for detectada precocemente, tem cura e não deixará seqüelas significativas no paciente”, reiterou.

No Fórum serão proferidas palestras por técnicos da DIR-XV e da Secretaria da Saúde, que abordarão diagnósticos da doença, acolhimento das pessoas portadoras da doença, a situação no município e outras dúvidas.

Situação da doença no país

O Brasil está em segundo lugar, atrás apenas da Ìndia em número de casos de hanseníase. A doença pode começar com uma ou mais manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, em qualquer parte do corpo. Em cima desta(s) mancha(s) ou mesmo fora delas a pele fica com a sensibilidade diminuída ou abolida ao calor. Na maioria das vezes as pessoas nem notam estas manchas porque elas não coçam, não doem e portanto não incomodam.

A hanseníase é transmitida através do convívio diário e prolongado com o doente sem tratamento, quando este tosse, fala ou espirra. A maioria das pessoas têm resistência contra essa doença e não é hereditária.

Atualmente, existem medicamentos que curam a hanseníase. Quanto mais cedo for iniciado o tratamento, mais rápida será a cura. Os doentes diagnosticados nas formas avançadas também serão curados após o tratamento. Os que são contagiantes, depois de pouco tempo de iniciado o tratamento, deixam de contagiar.

O Cedic orienta as pessoas que apresentarem manchas pelo corpo com diminuição da sensibilidade ao calor ou simplesmente a diminuição de tal sensibilidade, que procurem a unidade de saúde mais próxima, para diagnosticar a situação. Se for hanseníase, a pessoa será orientada e encaminhada para o tratamento correto, com todos os exames e remédios gratuitos.