Portal do Município de Piracicaba

Secretaria da Saúde aguarda resultado de caso suspeito de coronavírus

Por Comunicação Social / Publicado em 28/02/2020
Tempo de leitura: 4 minutos.

A Secretaria Municipal de Saúde continua aguardando o resultado de um caso suspeito do novo coronavírus (Covid-19). Trata-se de uma mulher de 37 anos, que reside em Milão, na Itália, e chegou à cidade no último dia 21. Por apresentar alguns sintomas da doença, a mulher passou por uma unidade de saúde, onde foi colhida amostra de sangue para enviar para exames no Instituto Adolfo Lutz.

De acordo com o coordenador do setor de Vigilância Epidemilógica, Moisés Taglieta, a mulher continua em isolamento domiciliar. A Secretaria aguarda a confirmação da análise pelo Instituto Adolfo Lutz, que poderia ser divulgada hoje (28) ou amanhã (29).

Com a divulgação do resultado pelo Estado do descarte do caso de Piracicaba, a Secretaria de Saúde procurou informações oficiais sobre o caso da mulher italiana. Segundo Moisés Taglieta, mesmo após contatos em São Paulo, não recebeu essa confirmação.

Ainda, segundo a Secretaria de Saúde, um caso totalmente descartado na unidade de saúde acabou sendo registrado no Ministério da Saúde. Esse registro será checado no sistema neste sábado (29). Esse caso refere-se a uma criança de seis anos que, por apresentar alguns sintomas, uma atendente pode ter registrado. Esse caso, inclusive, foi divulgado num áudio – fakenews.

Moisés Taglieta explicou que a criança ao chegar na unidade com alguns sintamos do coronavírus disse que havia tido contato com outra criança que veio da China. Porém, ao levantar realmente todo o histórico, as crianças tiveram contato em dezembro do ano passado. Portanto, a Vigilância Sanitária descartou totalmente o caso. O sintoma da criança evoluiu para uma gripe.

Neste sábado (29), a Vigilância Sanitária irá novamente rever todos os procedimentos do caso da criança – totalmente descartado – e o da mulher italiana nos registros do Ministério da Saúde. Além disso, aguardará a provável divulgação do resultado do Adolfo Lutz a mulher. No controle da Secretaria Estadual de Saúde, segundo a VE, o caso de italiana ainda aparece como “em análise”.

FAKENEWS – Hoje (28), o Centro de Comunicação Social e a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde um poste para a mídia social para alertar pessoas para o perigo da fakenews. O poste traz uma declaração do coordenador do Programa Municipal de IST/Aids, HV e Vigilância em Saúde de Piracicaba, Dr. Moisés Taglieta, que orienta a população a tomar cuidado com as "FAKE NEWS" sobre o coronavírus que circulam nas redes. É falsa a informação que duas pessoas atendidas na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Vila Rezende, sendo um senhor de 57 anos e uma criança, são casos confirmados de coronavírus! Taglieta informa que há apenas 1 (uma) suspeita (ainda não confirmada) e que qualquer informação além desta deve ser ignorada pela população.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.