A partir do próximo mês, a Secretaria de Saúde, por meio do Chamamento Público 02/2022, vai disponibilizar mais de 24 mil procedimentos em 16 áreas da oftalmologia para os pacientes que estão com urgência destes atendimentos ao longo dos próximos 12 meses, com investimento de R$ 2,58 milhões. A intenção é realizar, em média, 2.000 procedimentos/mês. O serviço será prestado por profissionais e clínicas especializadas que se credenciaram na Prefeitura de Piracicaba; a ação visa atender a demanda reprimida na cidade em decorrência, principalmente, da pandemia da Covid-19.
O Chamamento Público 02/2022 autorizou o credenciamento de hospitais, clínicas e médicos especialistas para a prestação de serviços médicos especializados, pequenas cirurgias e exames/procedimentos oftalmológicos na Rede Municipal de Saúde com investimento estimado de R$ 4,72 milhões.
Apesar da quantidade expressiva de procedimentos, ainda há diversas especialidades e pequenas cirurgias que podem ter profissionais credenciados para sua execução. "Ainda temos procedimentos oftalmológicos disponíveis, além de mais de 19 mil horas médicas liberadas em outras 35 especialidades além de quase 800 pequenas cirurgias. Os médicos podem continuar se cadastrando para prestar este serviço. É importante destacar que o pagamento destes procedimentos está atrelado a tabela de preços promovida pelo Cismetro", apontou Filemon Silvano, secretário de Saúde.
Saúde vai liberar mais de 24 mil procedimentos em diveras áreas da oftalmologia
O prefeito Luciano Almeida reforçou a importância do chamamento público. "Estamos com uma boa adesão, mas sigo com meu apelo aos médicos da nossa cidade. Nós precisamos de vocês. Se a adesão for significativa, acreditamos que em dois anos vamos equilibrar o atendimento em especialidades e diminuir consideravelmente a fila de espera causada pela pandemia", enfatizou.
Filemon Silvano destacou ainda que esta é mais uma das ações realizadas pela Prefeitura para minimizar a falta de médicos e profissionais de saúde existente na rede municipal. "Trabalhamos por meses para conseguir, de forma legal, oferecer esta prestação de serviço com um preço médio já aplicado atualmente no mercado. Desta forma, acreditamos que este chamamento segue atrativo para que mais médicos se credenciem".
A Secretaria de Saúde tem trabalhado para ampliar a oferta de exames e consultas porém ainda existe um alto percentual de absenteísmo – faltas aos procedimentos agendados. De acordo com o levantamento feito pela SMS, em 2021, foram oferecidos mais de 757 mil exames na rede, porém, pouco mais de 658 mil foram realizados; em 2022, foram 1,63 milhão de exames ofertados e 245.369 ausências. Neste ano, até dia 25/05, foram realizados 666.460 exames com mais de 106 mil ausências.