Portal do Município de Piracicaba

Saúde vai ampliar para 15 o número de tutores sobre Aleitamento Materno na cidade

Por Comunicação Social / Publicado em 12/05/2022
Tempo de leitura: 4 minutos.

A partir de amanhã, 13/05, a Secretaria Municipal de Saúde começa a realizar ações para a ampliação da Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno (EAAB), incentivada pelo Ministério da Saúde desde 2015 em Piracicaba. Para este ano, a intenção do município é ampliar o número de tutores da EAAB, de três para 15. Neste sentido, as oficinas de capacitação destes novos profissionais acontecem ao longo desta sexta-feira (13/05), segunda-feira (16/05), terça-feira (17/05) e quinta-feira (19/05), na USF IAA 2, CRAB Santa Terezinha, UBS Alvorada e PSF Tatuapé 2.

"Durante a realização das oficinas, as Unidades permanecerão fechadas para atendimento, pois é uma exigência do Ministério da Saúde que todos os profissionais participem da capacitação. Em cada uma destas unidades, ao longo do último mês, as equipes já informaram a população sobre esta suspensão do atendimento no dia da capacitação, além disso, as unidades afixaram cartazes informando à comunidade", informa Tatiana Bonini, coordenadora de enfermagem do departamento de Atenção Básica de Piracicaba.

Conforme explica Andresa Garcia Mendes, nutricionista e coordenadora do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, a Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS – Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), instituída em setembro de 2013.

"Em Piracicaba, o início das ações para implementação começou em 2015, e atualmente conta com o trabalho de apenas três tutoras. Mas, a partir deste mês ampliaremos o número de tutores para 15, com a formação por meio de um curso oferecido pela plataforma do UNASUS, com a participação dos tutores já formados. Serão capacitados enfermeiros, dentistas, nutricionistas e assistentes sociais. Esse reforço no grupo de tutores refletirá nos índices de aleitamento materno e na melhora do perfil alimentar e nutricional das crianças menores de 2 anos, inclusive impactando na redução nas taxas de mortalidade infantil", explica.

Andresa é uma das Tutoras da EAAB em Piracicaba

Ana Paula Vioto Ferraz, nutricionista da CPAN (Coordenadoria em Programas de Alimentação e Nutrição) e tutora da EAAB, lembra que para dar início à implementação da Estratégia em uma Unidade de Saúde, o tutor realiza uma Oficina de Trabalho para discutir a prática do aleitamento materno e alimentação complementar saudável com os profissionais das unidades de saúde e planejar ações de incentivo à alimentação saudável na infância, de acordo com a realidade local. "Essa oficina é o ponto de partida para o desenvolvimento de ações com o objetivo de promover, proteger e apoiar a prática do aleitamento materno e alimentação complementar saudável no maior número possível de Unidades de Saúde de Piracicaba. Após estas oficinas o Ministério da Saúde promove a certificação dos tutores".

Ana Paula durante uma das ações da EAAB realizadas na cidade


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.