Portal do Município de Piracicaba

Saúde vacinou contra gripe 29,83% das pessoas que compõem os grupos prioritários

Por Comunicação Social / Publicado em 09/05/2017  / Atualizado em 28/11/2024
Tempo de leitura: 6 minutos.

Campanha de vacinação contra a gripe (influenza) completa um mês, com a cobertura média de apenas 29,83% do público-alvo, de acordo com balanço fechado no dia 6 de maio. A Meta do Ministério da Saúde (MS) é vacinar 90% dos grupos prioritários, que corresponde, em Piracicaba, a 84.683 pessoas. Ou seja, precisam ser vacinadas 76.215 pessoas.

Pelo balanço recente, portanto, receberam a dose 36,17% dos idosos, 44,04% dos profissionais da saúde, 20,50% das gestantes, 20,99% das puérperas e 9,82% das crianças. Além destes grupos, 1.207 pessoas com alguma comorbidade, também já foram vacinadas. No sábado, dia 06, foi realizada a vacinação na zona rural e imunizadas 870 pessoas. Houve ainda, no mesmo dia, alguns pontos volantes na zona urbana e outras 2.391 pessoas se protegeram contra a doença.

O último grupo prioritário, com meta estadual, são os professores da rede pública e privada, que começaram a ser vacinados ontem, segunda-feira, 08. Como este ano a imunização contra a gripe foi dividida em etapas, em um processo acumulativo, a partir de agora, até o dia 26 de maio, quando se encerra a campanha, todas as pessoas, que compõem algum desses grupos prioritários, podem procurar um posto próximo de sua casa para receber a dose.

No próximo sábado, 13, será o Dia “D”, quando a Secretaria de Saúde distribui pontos volantes pela cidade, além dos postos fixos pré-definidos, para ampliar a cobertura vacinal, na expectativa de que a população se sensibilize e se previna contra a gripe. Veja a lista de postos fixos e volantes abaixo.

QUANDO A MORTE É EVITÁVEL – De acordo com o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, é fundamental que as pessoas se protejam, porque só assim será possível evitar que ocorram mortes por causa da gripe. "A morte é evitável com a vacina. E a população precisa estar consciente disso. As pessoas pertencentes aos grupos com indicação para receberem a vacina, precisam se vacinar. Esses segmentos estão também mais susceptíveis às síndromes respiratórias", enfatizou.

Em 2016, foram registradas 2.220 mortes por Influenza A (H1N1) no país. Em Piracicaba, 12 casos evoluíram para óbito, sendo 11 por A (H1N1) e 1 por A H3. Dos casos confirmados em Piracicaba, 7 contavam com fatores de risco, sendo que os outros 5, não. Desses 5 casos, dois tinham mais de 60 anos (entre 70 e 79 anos), reforçando a necessidade de os grupos com indicação serem vacinados.

Segundo Pedro Mello, os outros 25% que estão fora dos grupos de cobertura evidenciam a importância da universalização da vacina por parte do Ministério da Saúde. “Todas as pessoas deveriam ter esse direito”, enfatizou.

Sendo assim, a orientação do secretário é que “as pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários e tenham condições de pagar pela vacina, que procurem seus planos de saúde e se protejam”. E conclui: “Aqueles que têm direito à vacinação pelo sistema público, que não deixem de se vacinar. Só assim teremos maior garantia de que o número de mortes por gripe em Piracicaba este ano seja menor do que no ano passado", disse.

Postos fixos e volantes – Dia "D" – 13/05, das 8 às 17h

POSTOS FIXOS

UBS Centro

UBS Independência

CRAB Vila Rezende

CRAB Piracicamirim

PSF Cecap

UBS Alvorada

PSF Chapadão 1

USF São Francisco

USF Tupi

UBS Jupiá

PSF Itapuã II

PSF Jaraguá I

CRAB Novo Horizonte

UBS Planalto

PSF São José

PSF Tatuapé I

PSF Monte Líbano I

PSF Monte Líbano II

PSF Jd. Das Flores

PSF Vitória

CRAB Santa Terezinha

CRAB Vila Sônia

UBS Balbo

PSF Artemis

PSF Boa Esperança I

PSF Boa Esperança II

PSF IAA I

PSF Pq Orlanda

PSF Algodoal

PSF Bosque Lenheiro I

PSF Gilda

PSF Mário Dedini II

PSF Santa Rosa I

PSF Vila Fátima

PSF Vl. Industrial

CRAB Vl. Cristina

UBS Esplanada

PSF Primeiro de Maio

PSF Costa Rica

UBS Caxambu

UBS Paulicéia

PSF Oriente

VOLANTES

Jaú Serve São Dimas

Pão de Açúcar

Estação do Idoso

Praça José Bonifácio

Praça Matriz Vl. Rezende

Terminal Central

COOP Supermercado

Delta Vila Monteiro

Enxuto Supermercado

Makro Supermercado

Terminal Vila Sônia

Supermercado Ideal

Delta Areão

Praça Takaki

Walmart

Carrefour

Padaria Razera


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.