Portal do Município de Piracicaba

Saúde segue com o projeto “Piracicaba com saúde: É hora de comer melhor!” segunda-feira (1°)

Por Comunicação Social / Publicado em 27/03/2013
Tempo de leitura: 3 minutos.

Dando continuidade com o projeto “Piracicaba com saúde: É hora de comer melhor!”, a Secretaria de Saúde irá capacitar nesse semestre, 30 profissionais da Atenção Básica para a promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil.

O lançamento acontece na próxima segunda-feira (1°), às 13 horas, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), onde será feito o 1º encontro presencial dos profissionais.

A capacitação acontecerá através da parceria da Coordenadoria de Programa de Alimentação e Nutrição (CPAN), ligada à Secretaria da Saúde, e a UNESP de Botucatu que irá assessorar o curso chamado Interanutri que será feito em Piracicaba de forma semi-presencial. As aulas presenciais acontecerão na CPAN. A próxima etapa do projeto será a inclusão de professores da rede municipal.

De acordo com a nutricionista Márcia Juliana Cardoso, da Coordenadoria de Programa de Alimentação e Nutrição (CPAN), ligada à Secretaria da Saúde, “a capacitação destes profissionais facilitará na hora de atender e orientar as crianças e famílias”. A ideia é fazer uma segunda etapa do projeto, com a inclusão de professores da rede municipal.

O excesso de peso e a obesidade aumentaram nos últimos seis anos no Brasil, é o que aponta o mais recente levantamento realizado pelo Ministério da Saúde. De acordo com o estudo, a proporção de pessoas acima do peso no Brasil avançou de 42,7%, em 2006, para 48,5%, em 2011. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%.

A obesidade é um forte fator de risco para saúde e tem forte relação com altos níveis de gordura e açúcar no sangue, excesso de colesterol e casos de pré-diabetes.

Nesse sentido, o município de Piracicaba se antecipa ao que a última Portaria do Ministério da Saúde (nº 424, de 19 de março de 2013) propõe como Diretrizes para a organização da prevenção e do tratamento do sobrepeso e obesidade. Uma delas inclui a formação de profissionais da saúde para a prevenção, diagnóstico e tratamento do sobrepeso e obesidade, de acordo com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.