A Secretaria Municipal da Saúde, junto com a Secretaria Municipal de Obras (Semob), retomou nesta semana as obras de ampliação e reforma do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O objetivo é dividir os departamentos administrativos do CCZ e ampliar o espaço do Canil.

De acordo com informações da Semob, inicialmente serão retomados os serviços de ampliação da parte administrativa do CCZ . A previsão é de que dentro de algumas semanas a parte nova do prédio já possa ser ocupada. Depois, serão iniciados os serviços de reforma do prédio já existente.

Ainda segundo a Semob, durante a reforma do prédio serão realizadas remodelações internas, para adequar a estrutura física do prédio com a necessidade do CCZ, alem de manutenção da rede hidráulica e elétrica e serviços de pintura. A previsão é de que toda a obra seja concluída no início de 2011.

Com a falência da construtora anterior, a Prefeitura Municipal abriu uma nova licitação para o término das obras. A empresa Construtora Unaí é que vai finalizar as obras e a reforma do local. O investimento, em parceria com o Ministério da Saúde, será de R$ 141 mil.

Segundo o projeto, o novo canil conta com 40 baias individuais para cães, 20 para felinos e seis para isolamento. A unidade conta ainda com salas de banho, cirúrgica, de vacina, recepção com sala de administração, banheiros para funcionários e públicos, além do refeitório e espaço para lazer.

Inovação

Além da nova sede, a Secretaria Municipal da Saúde também investiu em outras ações do Canil Municipal. Em novembro do ano passado, o departamento ganhou site e também uma unidade móvel para realização de feiras de adoção e atividades com cães e gatos, com objetivo de agilizar ainda mais o trabalho realizado no projeto “Adote um Amigo”.

Segundo o veterinário responsável pelo Canil, Paulo Roberto Lara D´avila, a iniciativa do CCZ faz parte das ações educativas e preventivas para os animais abandonados da cidade desenvolvidos pelos técnicos do Canil Municipal.

Com o site, o departamento leva a população informações como Leis Municipais e Estaduais, informações sobre prevenção de doenças e cuidados com cães e gatos, informações dos veterinários e também espaço para adoção de animais. “A pessoa que deseja adotar ou até mesmo procurar o seu animal, através do site é possível saber se ele esta no canil”, explicou D´avila. Interessados podem acessar o site pelo endereço www.zoonoses.piracicaba.sp.gov.br.