Dados parciais divulgados pela Vigilância Epidemiológica apontam uma redução no número de casos confirmados de dengue no município em 2013. Segundo o órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, ao longo das 52 semanas do último ano foram confirmados 2.785 casos da doença. O número é 9% inferior aos casos confirmados durante todo o ano de 2012, quando foram registrados 3.060 casos da doença no município.
Para o secretário Pedro Mello, a queda reflete o trabalho da Secretaria de Saúde na prevenção e combate à doença no município. “Este ano, além do trabalho de rotina, antecipamos e ampliamos o cronograma de arrastões. Nossas equipes das unidades do PSF também fizeram eventos em sua área de abrangência. Somente com o esforço de todos é que conseguiremos reduzir ainda mais a incidência da dengue em nossa cidade”, diz o Pedro Mello.
Ao longo desta semana, as equipes de combate à dengue concentraram esforços na região da Vila Cristina, uma das mais atingidas pela doença nos últimos anos. Os grandes arrastões, realizados nos fins de semana, seguem neste sábado (4) na região de Tupi e do Jardim Bartira. Na próxima semana é a vez do Jardim Oriente e Serra Verde receberem as equipes da Saúde.
Apesar da queda no número de casos confirmados, houve aumento de 10% no número de notificações, com 4.853 casos em 2013 e 4.410 no ano anterior. “Isso demonstra que o trabalho no combate à doença deve ser incessante e ocorrer diuturnamente com a participação de toda a sociedade”, afirma o secretário.