A Secretaria Municipal da Saúde registrou esta semana o primeiro caso de dengue confirmado este ano. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, trata-se de um caso “importado”, de um homem adulto que contraiu a doença em viagem a cidade de Cárceres, no Mato Grosso. Segundo o departamento existem outros casos suspeitos (nove no total) que aguardam análise do Instituto Adolfo Lutz. A confirmação acende o sinal de alerta do município neste início de ano, já que todo trabalho vem sendo feito desde setembro do ano passado para prevenir uma eventual epidemia em Piracicaba em 2010.Segundo o secretário municipal da Saúde, Fernando Cárdenas, a Secretaria reforçará ainda mais a estratégia de prevenção, que vem dando certo nos últimos dois anos. De acordo com o secretário, ação de orientações como a feita na Rua do Porto neste final de semana devem se repetir. A próxima ação deve acontecer no dia seis de fevereiro, quando ocorro o 13º Passeio de Barcos. Mais 200 mil folhetos e mil cartazes com orientações devem ser distribuídos a partir desta semana.Nos arrastões que foram realizados no período anterior ao verão, os agentes fizeram a retirada dos criadouros e orientação dos moradores sobre a importância de verificar locais como caixas d’água, calhas, pratos de vasos de plantas, ralos, aquários, latas, garrafas, pneus e outros locais onde o mosquito pode se proliferar. Todas as atividades fazem parte do Plano Municipal de Combate à dengue.Para prevenir, é importante a adoção de medidas como tampar caixas d’água, cisternas, tambores e outros depósitos de água; cobrir ou furar pneus; retirar ou colocar areia nos pratos dos vasos; colocar lixo em sacos plásticos ou latas fechadas; esvaziar e virar garrafas, latas e recipientes, com abertura para baixo. O Aedes aegypti prefere recipientes pequenos, que acumulem pouca água, como uma tampinha de garrafa. A postura dos ovos é feita em água limpa e parada. A dengue é transmitida pela picada da fêmea. Casos em Piracicaba Segundo dados da Vigilância Epidemiológica Municipal, no ano passado foram 16 casos de dengue em Piracicaba, sendo que quatro foram considerados ‘importados’. Os números representaram queda de cerca de 70% em relação a 2008, que teve 53 casos. A redução é fruto do trabalho intensivo do município, após a epidemia em 2007, quando foram registrados cerca de cinco mil casos. O Mosquito O Aedes aegypti é muito parecido com pernilongo comum, mas é menor. Tem o corpo escuro e as pernas e patas rajadas de branco. Ele prefere recipientes pequenos, que acumulem pouca água, como por exemplo, uma tampinha de garrafa. A postura dos ovos é feita em água limpa e parada. A dengue é transmitida pela picada da fêmea. A Secretaria lembra que todo agente está identificado com crachá e uniforme para realizar o trabalho nos bairros. Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, solicite o nome, número funcional, RG e entre em contato com Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone 3427-2400.