Saúde recepciona nova turma do Programa de Residência Médica 2020
Médicos da Resididência Médica da Secretaria Municipal de Saúde foram recepcionados na tarde de hoje pelo prefeito Barjas Negri, pelo secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, coordenadores e preceptores. São 15 profissionais que vão se especializar nas mais diversas áreas, tais como pediatria, cirurgia geral, cardiologia, urologia, ortopedia, ginecologia e obstetrícia e clinica médica. Eles vieram dos mais diversos estados do país: São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Tocantis, Distrito Federal, Maranhão e Goias.
Barjas Negri falou sobre a estrutura de saúde do município e a qualidade da residência da Secretaria de Saúde, que tem se despontado no cenário nacional. “Certamente vocês serão muito bem recebidos na cidade, que tem uma estrutura muito boa para se viver, e receberão atenção especial desses profissionais de primeira qualidade”, disse.
Pedro Mello destacou a importância da residência médica na formação profissional, comentou sobre a dimensão da rede pública local e do empenho do governo municipal para fazer com que o SUS local alcançasse o patamar de qualidade que alacnaçou nos últimos anos. “Isso é resultado de muito empenho e competância”.
A recepcção foi coordendada pelo pediatra dr. Rogério Tuon, que também é coordenador do Programa de Residência Médica na especialidade. Ele apresentou aos residentes a estrutura de saúde pública e de como eles vão transitar por toda a rede, incluindo Atenção Básica, Centros de Especialidades, UPAs e hospitais.
“A aula inaugural tem o objetivo de apresentar aos residentes uma visão geral dos cursos de especialidades, falar sobre a estrutura da rede pública de saúde da cidade, estabelecer contato com seus respectivos preceptores, bem como com os residentes veteranos”, disse Tuon.
Desde sua criação, em 2015, já formou 41 profissionais nas mais diversas especialidades. Dependendo a especialidade, o curso tem duração de 2 ou 3 anos.
