Da esquerda para a direita, em sentido horário: Dra. Anay Ferrer, coordenadora médica da Atenção Básica, Dirce Valério, coordenadora da Saúde Bucal, as cinco cubanas Danicela Henriquez Navarro, I, Marilsi Tamayo Serrano, Yisel Celina Fuente Rueda, Helen Rolinde Dominguez Soarez, Erick Carbonell Valdes e o secretário de Saúde dr. Pedro Mello.

A Secretaria de Saúde recebeu nesta quinta-feira, 29, cinco intercambistas cubanos, dentro do Programa Mais Médicos. Com esse novo grupo, a Atenção Básica consegue completar seu quadro original de 25 médicos enviados pelo governo federal, que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USF), e ampliar sua sua estrutura de atendimento primário à população.

Danicela Henriquez Navarro, vai trabalhar na USF do Eldorado I, Marilsi Tamayo Serrano, na USF do Ibitiruna, Yisel Celina Fuente Rueda, Monte Líbano I, Helen Rolinde Dominguez Soarez, Monte Líbano II, e Erick Carbonell Valdes, Cecap.

A chegada desses profissionais já havia sido noticiado pela imprensa na semana passada, quando outros seis estavam sendo recebido pela coordenação da Atenção Básica. No entanto, havia a preocupação sobre a efetivação da promessa do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Rogério Luiz Zeraik Abdalla, responsável pelo Mais Médico, junto ao Ministério da Saúde (MS), de enviar a Piracicaba os 11 profissionais previstos dentro do prazo, para evitar que as USFs ficassem desfalcadas com a finalização do contrato de sete cubanos, que deixarão a cidade a partir de hoje (30/06).

Para o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, a notícia é positiva e merece ser destacada, diante de um cenário macroeconômico de incertezas. “A crise financeira tem prejudicado muito a qualidade do atendimento em saúde em todo o país. Mas em Piracicaba, graças à dedicação dos nosso profissionais, temos mantido um padrão de qualidade elevado, mesmo diante de todas as dificuldades. Com a chegada dos intercambistas, ficamos mais seguros de que conseguiremos assegurar esse padrão”, disse.

Dra. Anay Ferrer, coordenadora médica da Atenção Básica, observou que há um segundo convênio do MS apenas para contratação de médicos brasileiros formados no exterior. “Em relação a este convênio, já recebemos um profissional, que está atuando em nossa rede de USFs. Mas a solicitação que fizemos é de quatro profissionais. Ou seja, temos ainda a expectativa de recebe mais três brasileiros, o que nos deixaria com 29 profissionais na Atenção Básica, entre cubanos e brasileiros, dentro do Programa Mais Médicos”, explicou.

Dr. Luis Fernando Barbosa, que compõe com Anay Ferrer a coordenação da Atenção Básica, explica que a chegada dos intercambistas, somado à contratação de outros 10 médicos, como também foi divulgado recentemente, a partir de concurso público, a Atenção Básica vai poder completar grande parte das vagas ociosas na rede. Com isso, estamos recuperando nossa capacidade de atendimento à população, visto que a Atenção Básica é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS)”, concluiu.