Entrega dos veículos aconteceu na manhã de hoje, em frente ao prédio do Centro Cívico

A Secretaria de Saúde está ampliando sua frota de veículos para atendimento de pacientes que precisam de transporte para realização de exames e consultas dentro e fora da cidade. Por meio do Serviço Interno de Transporte Social em Saúde (Sitss), a Pasta vai receber 21 novos veículos para realização do serviço, com contrato de locação de automóveis. Na manhã de hoje, quarta-feira, 6/12, foram entregues os oito primeiros carros, sendo sete minivans e um furgão – que passarão a integrar a frota municipal. Participaram da entrega o prefeito Luciano Almeida; o subsecretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior, que representou o secretário Douglas Koga, e os representantes da empresa Nova Opção Locadora de Veículos LTDA, vencedora da licitação, Victor Fernandes e Daniely Malta.

Conforme lembrou Donisete Aparecido de Oliveira, coordenador do Sitss, nos próximos dias mais 13 veículos – sedans, 4 portas, para até cinco passageiros – serão incorporados à frota da prefeitura.

“Com maior oferta de consultas, exames e tratamentos feito pela prefeitura em diversas especialidades, a demanda pelo nosso serviço à população cresceu bastante. Com a vinda destes novos veículos, vamos conseguir atender toda essa nova demanda com qualidade e conforto aos pacientes e seus acompanhantes. Estes que recebemos hoje, temos sete minivans para transporte de passageiros e um furgão para coleta e transporte de exames laboratoriais”, disse Oliveira.

Donisete, do Sitss, mostra os novos veículos ao prefeito Luciano Almeida e ao subsecretário de Saúde, Augusto Muzilli Junior

Para o prefeito Luciano Almeida, não só ampliar o acesso ao transporte do Sitss, os novos veículos vão proporcionar, também, melhores condições de trabalho aos motoristas. “Estes trabalhadores também precisam ter conforto para o serviço. Estes veículos são mais novos e com certeza vão garantir isso aos motoristas e aos pacientes transportados”, disse.

Augusto Muzilli Júnior, subsecretário de Saúde, reforçou que a medida também vai evitar demora na manutenção dos veículos. “Atualmente, se um carro da saúde quebra, até ele voltar ao serviço levam cerca de 40 a 60 dias. No caso destes novos veículos, quando for necessário alguma manutenção, acontece em menos de 24h e, se necessário, o veículo é substituído no mesmo dia. Desta forma, não causa problemas junto aos pacientes que serão transportados com suspensão e até cancelamento das viagens. É um ganho muito grande”, comentou.

Oliveira enfatizou que o Sitss teve o maior incremento de frota da sua história. “De 2021 para cá, a prefeitura já adquiriu para o Sitss seis carros, cinco ambulâncias e quatro vans, sendo uma deles adaptada – a primeira da frota pública – todos zero quilômetros e que substituíram carros que já estavam com alta quilometragem e, até mesmo, fora de atividade por dificuldade na manutenção por falta de peças no mercado. Conseguimos melhorar a qualidade do serviço e o conforto que a população merece. Agora, esperamos manter essa qualidade e ampliar a oferta de vagas com estes novos veículos que estão chegando”, destacou o coordenador do Sitss.

Oito novos veículos para o transporte de pacientes foram entregues hoje a Secretaria de Saúde

A chegada de novos veículos à frota pode ser observada na ampliação do serviço no atendimento à população. De acordo com o departamento de controle de viagens do Sitss, em janeiro deste ano eram 164 pacientes transportados diariamente para realização de hemodiálise e no mês passado o número subiu para 399. O número de acamados subiu de 21 para 60; as pessoas com deficiência atendidos pelo Sitss saiu de 59 para 121; além dos pacientes com baixa imunidade, que eram 41 em janeiro e, agora, são 106 atendidos.

Outra informação relevante apresentada foi que, em todo o ano de 2022, foram transportados 19.351 pacientes e acompanhantes, com 4.272 viagens realizadas; em 2023, até o dia 17/11, foram 19.996 pacientes e acompanhantes transportados em 4.753 viagens. São Paulo, Campinas, Leme, Limeira, Mogi Mirim, Rio Claro e São Pedro são os principais destinos dos pacientes transportados pela Prefeitura de Piracicaba. “Antes mesmo de fechar o ano de 2023, já vemos que conseguimos superar o total de pacientes atendidos no ano passado. Isso mostra que o investimento está sendo feito da forma correta. Agora, a intenção é ampliar ainda mais o serviço à população”, completou Oliveira.

A locação dos veículos foi realizada por meio do Pregão Eletrônico 386/23. O valor do investimento é de R$ 650 mil, por 12 meses. As empresas responsáveis pela entrega dos veículos são: CS Brasil Frotas SA (lote 01) e Nova opção Locadora de veículos LTDA (lote 2 e 3).