O combate à dengue em Piracicaba não para. Por meio do Plano Municipal de Combate ao Aedes, capitaneado pelo Centro de Controle de Zoonoses vinculado à Secretaria de Saúde, na manhã desta sexta-feira (25/03) foi realizado um projeto-piloto para alertar a população quanto à importância do combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya no centro da cidade.

Na praça José Bonifácio, em frente à Catedral de Santo Antônio, das 8h às 12h, ficou instalado um telão de LED de 3 metros por 1,80 metro, acoplado a um sistema de som e microfone onde foram exibidos vídeos e orientações sobre o combate à dengue, sintomas da doença, além das ações realizadas pelo PMCA. Conforme explicou Sebastião Amaral Campos, o Tom, coordenador do PMCA, o projeto-piloto é voltado para orientação educativa. "Além da praça, temos a intenção de levar esse projeto a outros lugares de grande movimentação de pessoas, como terminais do transporte público. Além disso, ele pode ser uma ferramenta importante para se trabalhar novas ações junto as escolas públicas e privadas da cidade", afirmou.

Para Filemon Silvano, secretário de Saúde, que participou da ação realizada pela manhã, o combate ao mosquito transmissor da dengue não pode parar nunca. "Esse é um trabalho que não pode parar. Quanto mais novidades que agreguem nossas campanhas são bem-vindas. Vemos com bons olhos esta nova iniciativa e esperamos que os resultados sejam positivos e que possamos ampliar este trabalho educativo pela cidade", enfatizou.

Projeto piloto de combate a dengue usa telão de led para orientar e educar a população sobre o mosquito aedes

De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica Municipal, de 1º de janeiro a 24 de março de 2022, foram notificados 1.261 casos de dengue e confirmados apenas 110, sem óbito. No mesmo período de 2021, foram 4.497 notificações e 1.962 confirmações, também sem registro de mortes pela doença.