Profissionais da enfermagem são os principais atores das ações realizadas pelos SUS

Domingo, 12 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Enfermagem em homenagem a uma das principais categorias de trabalhadores dedicada a cuidar da saúde da população. Na Prefeitura de Piracicaba, cerca de 700 profissionais, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, atuam nos equipamentos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Para marcar a data, a coordenação do Departamento de Atenção Básica, vinculada à SMS, preparou uma programação especial para todos os profissionais da enfermagem da rede de atenção à saúde municipal para a próxima sexta-feira, 17/05, que acontecerá no Salão Nobre da Fundação Municipal de Ensino (Fumep). Este ano, o tema é Empoderar para melhor cuidar. Para não prejudicar o atendimento, as atividades acontecerão nos períodos da manhã, das 8h às 11h15, e da tarde, das 13h às 16h15.

Em cada período, acontecerão três palestras, sendo elas: Direitos e deveres do servidor público municipal, com a advogada da corregedoria municipal, Renata Helena da Silva Bueno; Ferramentas para o enfrentamento de conflitos no local de trabalho, com o terapeuta ocupacional Marco Aurélio Teixeira Piovezanni e a psicóloga Ailine dos Santos Bastos; e A liderança do enfermeiro e seu impacto na equipe de saúde, com Alessandra Nazareth Caine Pereira Roscani, mestre em Enfermagem e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As inscrições antecipadas já estão abertas pelo links: Turma I (manhã)  e Turma II (tarde).

Em 12 de maio é celebrado o Dia do Enfermeiro e do Profissional da Enfermagem

A DATA – O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. A escolha do dia 12/05 se baseou na data de nascimento da britânica Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna. Conta a história que Florence decidiu ser enfermeira aos 17 anos e, quando o Reino Unido entrou na guerra da Crimeia (1853 a 1856), ela foi para o campo de batalha para cuidar dos feridos. Quatro anos mais tarde, ela fundaria a primeira Escola de Enfermagem do mundo, na Inglaterra. No Brasil, passou a ser uma data comemorativa em 1938.