Agentes de Saúde realizam mutirão da dengue na região do Vila Cristina neste sábado

As equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) mantém ações de combate à dengue em toda a cidade. Amanhã, sábado, 23/03, o Mutirão da Dengue retorna à região do Vila Cristina e adjacências para nova ação das 8h às 13h, desta vez com ponto de encontro no Centro Comunitário, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Cristina. No último dia 16/03, equipes do PMCA visitaram 1.333 residências e, deste total, os agentes conseguiram verificar 695 casas, com 15 recusas (quando o proprietário não permite a entrada dos agentes) e 638 residências estavam fechadas.

Sebastião Amaral Campos, o Tom, coordenador do PMCA, lembrou que a Prefeitura tem intensificado as ações de combate à dengue desde o final do ano passado, porém, nos Mutirões ainda há muitas pessoas que não abrem os portões das casas para os agentes de saúde faça a fiscalização e as devidas orientações. “A intenção não é punir ninguém, mas sim, orientar e conscientizar que a população também precisa fazer a parte dela. É bom lembrar que a Prefeitura também realiza, durante a semana, diversas ações como a de nebulização para conter a reprodução de mosquitos. Desta forma, podemos oferecer mais proteção aos moradores no sentido de que os mosquitos e larvas sejam também eliminados, mas para que isso seja mais efetivo precisamos do apoio da população”, esclareceu.

ATENDIMENTO – Por meio da ação Todos Contra a Dengue, promovida pelo Departamento de Atenção Básica (DAB) e que integra a campanha municipal Nós Contra o Mosquito, promovida pela Prefeitura, a partir de segunda-feira, 25/03, até 30/05, todas as unidades estarão com atendimento espontâneo para sintomáticos leves da dengue das 8h às 10h e das 13h às 14h, de segunda a sexta-feira. Além disso, para minimizar os impactos no atendimento das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), a UBS Piracicamirim (antigo Crab) fará o acolhimento de pacientes – com idade acima de 12 anos – com sintomas mais agudos da doença, de segunda a domingo, das 7h às 18h. Cabe ressaltar que as UPAs também seguem com o atendimento 24h por dia para a dengue e demais urgências e emergências.

SINTOMAS – A Secretaria de Saúde lembra que nos casos suspeitos para dengue, os sintomas são febre, usualmente entre 2 e 7 dias, seguida de duas ou mais das seguintes manifestações: náuseas, vômitos, manchas vermelhas pelo corpo, mialgia, artralgia, cefaleia, dor retroorbital (atrás dos olhos). Nas crianças, entre os sintomas estão quadro febril de início súbito, usualmente entre 2 e 7 dias, e sem motivo aparente.

A Pasta reforça que os casos de dengue com sinais de alarme ou de maior risco à saúde do paciente começam pelos sintomas de dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, queda abrupta na temperatura do corpo, sangramentos, agitação ou sonolência, choro persistente em crianças, tontura ou desmaio, pele fria e pálida, diminuição da quantidade de urina. Esses sintomas podem aparecer a partir do 3º dia da doença e indicar dengue grave. Se o usuário apresentar um deles, procure o serviço de saúde imediatamente.

DADOS – De acordo com Vigilância Epidemiológica (VE), de 01/01 a 22/03 de 2024 foram registradas 10.486 notificações para a dengue com 3.371 casos positivos, dois óbitos e duas mortes suspeitas em investigação. No mesmo período de 2023, foram 2.591 notificações, 324 casos confirmados e nenhum óbito. Em 2022, foram 1.427 notificações, 178 confirmações, sem óbito.

PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são:

– Utilizar repelente, principalmente em lugares fechados.

– Eliminar focos de água parada;

– Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda;

– Guardar garrafas com a boca virada para baixo;

– Limpar sempre as calhas dos canos;

– Não jogar lixo em terrenos baldios;

– Colocar o lixo sempre em sacos fechados;

– Manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro;

– Não deixar acumular água em pneus;

– Furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água;

– Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;

– Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.