Saúde realiza mutirão no sábado (27/07) com a previsão de atender centenas de pessoas
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (27/07) mais um mutirão. Centenas de pacientes serão atendidos em várias especialidades médicas e serviços, em diversas unidades do município. O objetivo é reduzir filas de espera, beneficiando toda a população que precisa do SUS.
No Centro de Especialidades (Postão), atrás do Mercado Municipal – Travessa Professor Newton de Almeida Mello, s/n, a partir das 7 horas –, serão recebidas 300 pessoas para atendimentos nas especialidades de urologia, ortopedia, gastroenterologia, neurologia e clinica médica.
Já na CDI (Clínica de Diagnóstico por Imagem) – avenida Independência, 2.600 – haverá atendimento, a partir das 7 horas, de 120 pacientes que precisam de ultrassonografia. Haverá atendimento ainda de 80 pacientes na USB Parque Piracicaba beneficiando municípes dos bairros Parque Piracicaba, Mário Dedini I, Vila Industrial e Bosques dos Lenheiros II pertencentes a região norte do município.
Mais 450 pessoas serão atendidas no Poupatempo Municipal – avenida Armando Sales de Oliveira, 2056 –, das 8h às 13 horas, para emissão do Cartão Nacional de Saúde ou atualização cadastral. São aquelas pessoas que conseguiram o primeiro emprego ou estão se recolocaram no mercado de trabalho e precisam do documento para a contratação, além de gestantes e usuários do SUS que não puderam ir à unidade durante a semana por questão de trabalho. Ainda no Poupatempo Municipal, das 8h às 12h, serão agendados 150 exames de mamografia (levar requisição do exame e o cartão do SUS).
Mais de 8 mil atendimentos no primeiro semestre
Somente no primeiro semestre deste ano – janeiro a junho de 2019 – foram atendidos 8.193 pacientes SUS (Sistema Único de Saúde) nos mutirões realizados aos sábados em diversos centros de especialidades médicas da rede pública e no Poupatempo Municipal.
Segundo o prefeito Barjas Negri, o governo municipal tem empenhado esforços para enfrentar as dificuldades e atender a elevada demanda por serviços de saúde na rede pública. “Os mutirões são uma medida eficiente e de qualidade, que potencializa o desempenho do setor, em benefício de toda à população”, disse.
“Os mutirões compensam de alguma forma a defasagem de médicos na rede que tiveram de se afastar seja por doença, aposentadoria ou pedido de exoneração, garantindo atendimento à população, até que um novo concurso público seja realizado. Inclusive, esse processo para recompor nosso quadro médico já está em andamento e novos concursos acontecerão em breve”, explicou Pedro Mello, secretário de Saúde.
A Central de Relacionamento com os Usuários do SUS (Centrus) informa que todos os atendimentos foram previamente agendados, pois já estavam na fila de espera.
