Saúde realiza mutirão de exames de alta complexidade em oftalmologia
Pacientes que aguardam exames de alta complexidade na área oftalmológica serão atendidos neste sábado (5) na Clínica de Olhos. Os exames serão realizados por uma equipe de cinco profissionais do Instituto Suel Abujamra, de São Paulo, que possui convênio com a Secretaria de Saúde.
De acordo com o coordenador da Centrus (Central de Relacionamento com o Usuário SUS), Reginaldo Oliveira, foram chamados 80 pacientes, sendo que alguns farão exames pela primeira vez e outros que já realizam acompanhamentos periódicos. “Nossos pacientes normalmente são encaminhados para São Paulo, mas desta vez os exames serão realizados na Clínica de Olhos, facilitando o deslocamento”, explica Reginado.
Segundo ele, além da equipe de profissionais do Suel, funcionários da Clínica de Olhos e da Centrus darão apoio administrativo ao mutirão. Oliveira informa ainda, que para a realização dos exames, equipamentos especiais foram trazidos do Instituto Suel Abujamra e instalados da Clínica de Olhos. Dois exames específicos serão realizados sábado, das 7h às 14h, a retinografia colorida binocular e a campimetria.
O exame da retinografia colorida binocular é para detectar a retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade, descolamento de retina, tumores, inflamações e infecções de retina e escavação glaucomatosa do nervo ótico. Já o exame de campimetria serve para detectar glaucoma ou alterações neurológicas.
De acordo com médico oftalmologista e especialista em doenças oculares, Suel Abujamra, responsável pelo instituto, os exames preventivos são essenciais para o tratamento contínuo da visão, e consequentemente para evitar a cegueira. “80% das doenças relacionadas à visão são tratáveis com a prevenção”, ressalta o médico.
Suel revela que, no Brasil, existem atualmente cerca de 1,5 milhão de cegos e 4,5 milhões de pessoas com deficiência visual e que este número seria menor se as pessoas ficassem atentas aos sintomas da visão. “Procurar o especialista de olhos quando sentir alguma alteração é fundamental e vai evitar a cegueira futura, principalmente às pessoas que têm doenças crônicas, como o diabetes”, salienta. OUTRAS CONSULTAS No sábado, além do atendimento na Clínica de Olhos, haverá mutirão de consultas em três especialidades médicas no CEM (Centro de Especialidades Médicas). Serão oferecidas 350 consultas em urologia, 50 em dermatologia e 50 em gastroenterologia, totalizando 450 procedimentos.
Todos os procedimentos foram pré-agendados pela Centrus. Os mutirões da Saúde têm o objetivo de oferecer os serviços a quem não tem tempo durante os dias úteis e também para reduzir a demanda em diversas especialidades médicas e odontológicas.
Dr. Suel Abujamra trará equipe à Piracicaba
