Neste sábado (04/04) a vacina contra a gripe será fornecida no sistema 'drive thru' em Piracicaba, a partir das 8 horas, no estacionamento ao lado da Estação da Paulista (com entrada pela Rua do Rosário e saída pela Rua Alferes José Caetano) e no primeiro bolsão de estacionamento da Rua do Porto (à direita, próximo ao Casarão do Turismo).

A pessoa não precisará sair do veículo para receber a dose, já que um profissional da saúde vai até ela. Trata-se de mais uma estratégia elaborada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de evitar aglomerações de pessoas nesse momento de pandemia do coronavírus. Agentes da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) estarão orientando o trânsito nos locais.

Serão vacinados apenas idosos (60 anos ou mais) e profissionais de saúde – mediante comprovante de que exerce a função (crachá, holerite etc). Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento (Policiais Civis, Militares, Penais, Agentes de Segurança Pública, de escolta e vigilância), Bombeiros e Guardas Civis Municipais serão imunizados apenas na próxima etapa, que inicia no dia 16, conforme tabela abaixo.

“O sistema drive thru é uma alterantiva para pessoas que tem dificuldades de locomoção e necessitam da ajuda de parentes/amigos/vizinhos para tomar a vacina”, observou Pedro Mello. “Assim conseguimos ampliar a cobertura em todo o município”. A campanha segue até maio.

È importante ressaltar que a vacina não imuniza contra o novo coronavírus (Covid-19). A composição da vacina é estabelecida anualmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com base nas informações recebidas de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas circulantes. (linhagem B/Victoria).

40 MIL JÁ FORAM IMUNIZADOS

Cerca de 40 mil idosos já foram imunizados em Piracicaba em menos de duas semanas da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (Influenza). Diante do atual cenário, por conta da pandemia provocada pelo coronavírus, a campanha foi adiantada em pelo menos um mês em relação aos anos anteriores e a procura cresceu de forma expressiva.

Em 2018, a campanha foi lançada em 23 de abril e, dez dias depois, apenas 11.768 idosos haviam tomado a vacina. No ano passado, a vacinação para idosos começou em 22 de abril. Um mês depois, haviam sido imunizados 33.694. Esse ano, em menos de duas semanas de campanha, cerca de 40 mil idosos já foram vacinados, além de 5,5 mil trabalhadores da saúde.

“As pessoas estão preocupadas com a imunização e isso é muito importante. Conforme novos lotes da vacina vão chegando, enviadas pelo Ministério da Saúde, estão sendo disponibilizados prontamente nos postos de saúde para que toda os grupos de risco sejam imunizados”, disse Pedro Mello.

Iniciada em 23 de março, apenas os idosos e profissionais da área da saúde devem procurar um dos locais de vacinação na cidade. Já na segunda etapa, que terá início em 16 de abril, além do grupo anterior, deverão procurar se vacinar membros das forças de segurança e salvamento, professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (ver tabela abaixo).