Mais de 200 pessoas participaram do ciclo de palestras realizado na Fumep

A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB), reuniu mais de 200 profissionais da enfermagem da rede pública para uma série de palestras em alusão ao Dia Internacional da Enfermagem, celebrado mundialmente no último domingo, 12/05. Com o tema Empoderar para melhor cuidar, as atividades aconteceram hoje, 17/05, de manhã e à tarde, no salão nobre da Fundação Municipal de Ensino (Fumep) para evitar qualquer tipo de prejuízo ao atendimento à população nas unidades de saúde.

Secretário de Saúde participou do ciclo de palestras e enalteceu a importância do profissional da enfermagem na rede pública

Na oportunidade, o secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior, enfatizou a importância da categoria no atendimento aos pacientes tando da rede pública quanto da privada. “Para se ter uma ideia, temos cerca de 700 profissionais entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem só na nossa rede. Como médico posso garantir que sem vocês não seria possível caminhar com as ações do SUS. Não é só uma injeção ou curativo, vocês são o primeiro ombro amigo, primeiro cuidado da pessoa quando chega na unidade e, a maior parte das vezes a pessoa está com dor ou chorando e vocês são o acalento para eles, ou seja, o primeiro passo para a cura vem deste acolhimento”, afirmou.

Secretaria de Saúde reuniu mais de 200 profissionais da rede pública em ciclo de palestras alusivo ao Dia da Enfermagem

Tanto pela manhã quanto à tarde, os ciclos de palestras trouxeram os seguintes profissionais e temas como: Direitos e deveres do servidor público municipal, com a advogada da corregedoria municipal, Renata Helena da Silva Bueno; Ferramentas para o enfrentamento de conflitos no local de trabalho, com o terapeuta ocupacional Marco Aurélio Teixeira Piovezanni e a psicóloga Ailine dos Santos Bastos; e A liderança do enfermeiro e seu impacto na equipe de saúde, com Alessandra Nazareth Caine Pereira Roscani, mestre em Enfermagem e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Alessandra Roscani, mestre em Enfermagem e doutora em Ciências da Saúde pela Unicamp ministrou palestra
A advogada da corregedoria municipal, Renata Helena da Silva Bueno, também ministrou palestra nesta sexta-feira

A DATA – O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. A escolha do dia 12/05 se baseou na data de nascimento da britânica Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna. Conta a história que Florence decidiu ser enfermeira aos 17 anos e, quando o Reino Unido entrou na guerra da Crimeia (1853 a 1856), ela foi para o campo de batalha para cuidar dos feridos. Quatro anos mais tarde, ela fundaria a primeira Escola de Enfermagem do mundo, na Inglaterra. No Brasil, passou a ser uma data comemorativa em 1938.

Equipe da Atenção Básica organizou evento realizado nesta sexta-feira