Portal do Município de Piracicaba

Saúde realiza capacitação para diagnóstico precoce da Hanseníase

Por Comunicação Social / Publicado em 27/10/2017
Tempo de leitura: 3 minutos.

'O mundo sem hanseníase', campanha coordenada por Moisés Taglieta, coordenador do Centro de Vigilância em Saúde (Cevisa), e Ermelinda Esteves, interlocutora das ações de prevenção da Vigilância Epidemiológica (VE)

Acontece nesta sexta-feira (27/10), na Faculdade Anhanguera, encontro de capacitação e orientação sobre a Campanha 'O mundo sem Hanseníases' com os enfermeiros da rede municipal de saúde e coordenadores das escolas de enfermagem, para instrumentalizar esses profissionais da saúde nas buscas ativas de novos casos e estejam atentos às demandas espontânea e nas visitas de agentes de saúde em suas áreas de atuação.

Hanseníase é uma doença cutânea, mas que pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos. Vale lembrar que ela tem cura e o tratamento é gratuito no serviço especializado, oferecido na rede pública pelo Centro de doenças Infectocontagiosas (Cedic).

A campanha, organizada pela Secretaria de Saúde, é voltada para divulgação de Sinais e Sintomas da hanseníase, reafirmando que é preciso lembrar que a doença existe e que o sistema de saúde do município deve se mobilizar e mobilizar população sobre a necessidade de identificar precocemente novos casos da doença.

O objetivo, portanto, é reforçar a importância do diagnóstico na fase inicial da doença, o que possibilita o tratamento oportuno e a cura, visando eliminar fontes de infecção, além de reduzir ou minimizar os agravos causados pelas incapacidades físicas resultantes dos diagnósticos tardios.

Sinais e sintomas:

*Presença de lesões pálidas ou com tonalidade avermelhada na pele, geralmente sem forma regular e com limites imprecisos;

*Perda de pelos e ausência da transpiração nos locais das lesões;

*Insensibilidade ou dormência na área das lesões, bem como perda da força muscular.

Obs: Na presença de algum desses sinais e sintomas, procurar o serviço de saúde:

Forma de transmissão:

O homem é a única fonte de infecção, a transmissão se dá através de uma pessoa doente (forma infectante MB) sem tratamento, através da respiração, por convívio prolongado.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.