Portal do Município de Piracicaba

Saúde realiza ação educativa amanhã (19)

Por Comunicação Social / Publicado em 18/01/2013
Tempo de leitura: 7 minutos.

A secretaria de Saúde realiza amanhã (19), das 07 às 13 horas, ação educativa de prevenção a dengue, leptospirose e febre maculosa. A equipe, formada por seis auxiliares de enfermagem e uma enfermeira supervisora, estará percorrendo os bairros Bongue, Nova Piracicaba e a Rua do Porto para orientar a população sobre como devem agir diante dos três casos.

Serão distribuídos folders informativos com os principais cuidados, já que as decorrentes chuvas facilitam a transmissão das doenças. A ação é resultado da parceria entre a Vigilância Epidemiológica, Centro de Controle de Zoonoses e Atenção Básica.

A diretora da Vigilância Epidemiológica, Fernanda Lopes Menini, enfatiza que caso apareçam os principais sintomas é necessário procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível.

Na cidade em 2010 foram confirmados 20 casos de leptospirose, 02 de febre maculosa e 621 de dengue. Em 2011 foram 13 (leptospirose), 02 (febre maculosa) e 686 (dengue). E ano passado o total confirmado foi de 11 (leptospirose), 11 (febre maculosa) e 3074 (dengue).

LEPTOSPIROSE

A Leptospirose é uma doença infecciosa transmitida ao homem, causada por uma bactéria chamada Leptospira, eliminada no meio ambiente através da urina de ratos. Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama, elevando o risco do contato humano com a bactéria. As leptospiras penetram no corpo pela pele, principalmente por arranhões ou ferimentos.

Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna); podem também ocorrer vômitos, diarréia e tosse. Nas formas graves geralmente aparece icterícia (pele e olhos amarelos) e há a necessidade de internação hospitalar. Ao sentir algum destes sintomas, procure, o mais rápido possível, uma unidade de saúde e informe ao médico se houve contato com água ou lama de enchente nos últimos 30 dias.

Prevenção:

– Evite o contato com água ou lama de enchentes e impeça que crianças nadem ou brinquem nessas águas. Pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha (ou sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés).

– A água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) mata as leptospiras e deve ser utilizada para desinfetar reservatórios de água: um litro de água sanitária para cada 1.000 litros de água do reservatório. Para locais e objetos que entraram em contato com água ou lama contaminada: diluir um copo de água sanitária em um balde de 20 litros de água.

– Jogue fora todo o alimento que teve contato com a água da enchente;

– Armazene o lixo em recipientes bem fechados e em locais elevados do solo, para que não sirva de fonte de alimento para os ratos. O ideal é colocar o lixo na rua para a coleta pública pouco antes do caminhão de lixo passar e jamais jogá-lo em córrego, bueiros ou na rua.

FEBRE MACULOSA

A Febre Maculosa é uma doença transmitida ao homem pelo carrapato estrela, infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. O carrapato se hospeda em capivaras, gambás, cavalos, gado, cães etc.

A doença é transmitida pela picada do carrapato estrela (e também do “micuim” e “vermelhinho” – formas jovens), infectado pela bactéria. Sendo necessário que ele fique aderido à pele por, no mínimo, 04 horas.

Os sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, mal estar e dores no corpo. Podem também surgir manchas avermelhadas no corpo, principalmente nas palmas das mãos e planta dos pés.

Prevenção:

– Evitar caminhar em áreas conhecidamente infestadas por carrapatos; quando for necessário caminhar por áreas infestadas vistoriar o corpo em busca de carrapatos (ou micuins) em intervalos de três horas, pois quanto mais rápido for retirado o carrapato menor será o risco de contrair a doença.

– Utilizar barreiras físicas como calças compridas com parte inferior por dentro das botas e parte superior lacrada com fitas adesivas de dupla face.

– Recomenda- se o uso de roupas claras para facilitar a visualização dos carrapatos.

– Não esmagar os carrapatos com as unhas, pois pode ocorrer a liberação de bactérias que têm capacidade de penetrar através de microlesões na pele.

– Retirá-lo com calma (preferencialmente com o auxílio de uma pinça), torcendo-o levemente.

IMPORTANTE:

CASO APRESENTE ALGUM DOS SINTOMAS, PROCURE O SERVIÇO DE SAÚDE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.

Informe se frequentou alguma área que possa ter carrapatos (beira de rios, pastos, terrenos com mato, áreas com capivaras, atividade de lazer com cavalos/gado) e se retirou ou foi picado por algum carrapato.

DENGUE:

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypiti infectado com o vírus. Têm costume de picar durante o dia, principalmente no inicio da manhã e no final da tarde.

Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, dor no corpo e por trás dos olhos. Podem aparecer dores nas juntas e manchas vermelhas na pele.

A pessoa que contrair a doença deve procurar o serviço de saúde, evitar o uso de medicamentos a base de ácido acetil salicílico, como aspirina, AAS, Melhoral entre outros, e ingerir líquidos em abundância.

Prevenção:

A melhor maneira de prevenir a dengue é impedir a reprodução do mosquito. Deve-se eliminar água parada dos principais focos como pneus, latas, garrafas plásticas, vasos de planta, caixas d’água destampadas e piscinas não tratadas


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.