Reunião aconteceu no auditório da Cevisa na manhã de hoje, 21-02
Reunião aconteceu no auditório da Cevisa na manhã de hoje, 21/02

As equipes de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Piracicaba realizaram reunião na manhã desta quarta-feira, 21/02, para o realinhamento das estratégias a fim de conter o avanço dos casos de dengue na cidade. A positividade para a doença vem crescendo desde o começo do ano e a atual conjuntura aponta para situação de alerta em Piracicaba; situação essa que fez o Governo do Estado antecipar o envio de mais de R$ 1,8 milhão para ações de combate à dengue ao município.

A primeira, e considerada mais importante das ações, é a oferta de capacitação aos profissionais de saúde com o foco na atualização dos protocolos anunciados pelos governos federal e estadual em decorrência da situação da dengue no país. Desta forma, amanhã, 22/02, e sexta-feira, 23/02, os médicos de Piracicaba terão a oportunidade de participar de um seminário de aprimoramento no atendimento com o foco no Manejo Clínico Médico dos pacientes acometidos pela dengue, que acontece no auditório da Cevisa (Coordenação de Vigilância em Saúde), em Piracicaba.

Na oportunidade, também foram alinhadas as articulações com os hospitais da cidade como importantes sentinelas para o registro dos casos e cuidados gerais com os pacientes de dengue, orientação as equipes da rede pública para o acolhimento e atendimento de casos suspeitos em todas as unidades de saúde da Prefeitura como UBSs (Unidades Básicas de Saúde), USFs (Unidades de Saúde da Família), nos Crabs (Centro de Referência da Atenção Básica) e nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), exceto a COT (Central de Ortopedia e Traumatologia).

Conforme explicou o secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior, com o realinhamento das ações será possível intensificar ainda mais as ações de prevenção, orientação, educação e assistência à população. “Recebemos um bom valor do governo do Estado para a ampliação de todas as ações, seja no tratamento e diagnóstico da doença como na sua prevenção. Hoje já realinhamos muitos projetos e, em breve, vamos conseguir ampliar as ações de nebulização dos bairros, pulverização de regiões de matas, rios e córregos, novos arrastões e mutirões da dengue, parcerias com outras secretarias como a de meio ambiente e educação para formação de multiplicadores de ações de combate ao mosquito da dengue”, destacou.