A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Bucal, reuniu 150 pessoas em atividade de capacitação e qualificação para avaliação do frênulo lingual do recém-nascido (anquiloglossia) e conduta profissional no âmbito SUS (Sistema Único de Saúde), seguindo orientações do Ministério da Saúde. O evento aconteceu em 29/11, no Salão Nobre da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP/Unicamp) com a participação de profissionais que integram a rede de Atenção Básica e Secundária em saúde como cirurgiões-dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas e enfermeiros, além de representantes das maternidades do município.
A avaliação do frênulo lingual em recém-nascidos é um exame simples, indolor que identifica se o freio da língua do bebê limita os movimentos, podendo dificultar a amamentação e pleno desenvolvimento do bebê.
As atividades foram ministradas por duas renomadas especialistas no assunto: Adriana Cátia Mazzoni, que é cirurgiã-dentista, especialista em odontopediatria, mestre e doutoranda em Biofotônica (Uninove), e membro do grupo de saúde oral Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP); e de Maria Teresa Cera Sanches, fonoaudióloga clínica e hospitalar, pesquisadora do Instituto de Saúde (SES/SP) e multiplicadora de Cursos Oficiais do Ministério da Saúde para equipes de saúde em “Manejo e Aconselhamento em Aleitamento Materno” (pela SES-SP), “Método Canguru” e “Avaliação do Frênulo Lingual em RN”.
Conforme explicou Cátia Ortiz Scarpari, cirurgiã-dentista e apoiadora da coordenação de Saúde Bucal da SMS, foi realizado um diálogo importante com os profissionais da rede pública. “O encontro promoveu, entre outros temas, a contextualização do diagnóstico da anquiloglossia através de protocolo do Ministério da Saúde, baseado em evidências científicas, rápido e de fácil execução, com foco também na avaliação da mamada e impacto da anquiloglossia na amamentação e manejo para indicação correta e oportuna para o procedimento e tratamento, além de evidenciar a importância do seguimento do recém-nascido pós frenotomia por equipe multidisciplinar”.