O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Secretaria de Saúde de Piracicaba prossegue neste sábado (14) com as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Os agentes irão visitar a comunidade da Portelinha, na região do Tatuapé, para orientação de moradores sobre o mosquito e sintomas da doença e a retirada de criadouros.
As ações ocorrem em parceria com unidades do PSF (Programa Saúde da Família) e tiveram início na semana passada na comunidade Frederico, região do Bosques do Lenheiro, quando agentes de zoonoses, agentes comunitários de saúde e enfermeiros das unidades do PSF Bosques 1 e 2 visitaram os moradores enquanto o caminhão cata-cacareco percorreu as vielas para a retirada de criadouros.
Depois da intervenção na Portelinha, as equipes da Saúde irão atuar ainda nas comunidades Três Porquinhos e Caiubi, no dia 21 de novembro, e no Cantagalo, no dia 28. Além do trabalho nas comunidades, a zoonoses realiza ações de reforço nos bairros que apresentaram Índice de Breteau elevado no levantamento larvário realizado em outubro. O trabalho teve início no sábado, dia 7, no Nova Piracicaba e segue no mesmo bairro amanhã.
ARRASTÕES O mega arrastão deste sábado será realizado pela Zoonoses na região de Santa Teresinha; Serão contemplados os bairros Alto de Santa Thereza, José Alberico Parente, Jd. São Judas Tadeu, Jd. São José, Jd. Santa Terezinha, Jd. Corcovado, Jd. Nova Capri, Jd. N.S. das Graças, Jd. Paris, Jd. Dom Bosco, Jd. Santa Ephigênia, Jd. N.S.Carmo e Residencial Santa Terezinha.
Desde o dia 9 de maio, quando tiveram inícios os arrastões do ano-dengue 2015-2016, 476,5 toneladas de materiais inservíveis foram retiradas pelas equipes do CCZ em eventos realizados aos sábados e também pelas equipes do PSF às quintas e sextas-feiras.