A Secretaria Municipal de Saúde promove nesta quarta-feira (28), às 14 horas, reunião sobre o combate a dengue em Piracicaba. Segundo a secretaria o objetivo da reunião é informar a população sobre o plano de ação em combate ao mosquito transmissor da doença no município.

De acordo com secretário municipal, Fernando Cardenas, a atuação da população é importante para evitar a proliferação da doença. Participam da reunião, representantes de universidades, igrejas, escolas municipais e estaduais, Sesi, Sesc e secretarias municipais. A reunião acontece no dia 28, às 10 horas, no anfiteatro do Centro Cívico.

DENGUE

Sintomas e prevenção

A dengue é uma doença infecciosa causada pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas são parecidos com os da gripe: febre alta, dor de cabeça, dor muscular, dor nos ossos, dor no fundo dos olhos, diarréia e/ou vômitos.

A Secretaria da Saúde continua pedindo a colaboração da população para conter o avanço da doença. Atitudes simples podem ajudar muito, como:

· Tampar caixas d’água, cisternas, tambores e outros depósitos de água

· Cobrir ou furar pneus

· Retirar os pratos dos vasos

· Colocar lixo em sacos plásticos ou latas fechadas

· Esvaziar e virar garrafas, latas e recipientes, com abertura para baixo.

O Aedes aegypti é muito parecido com pernilongo comum, mas é menor. Tem o corpo escuro e as pernas e patas rajadas de branco. Ele prefere recipientes pequenos, que acumulem pouca água, como por exemplo, uma tampinha de garrafa. A postura dos ovos é feita em água limpa e parada. A dengue é transmitida pela picada da fêmea.