Acontece nesta quinta-feira (14), das 8 às 17h, no auditório da Acipi, o Encontro de capacitação de agentes de controle de vetores. O Evento voltado para 60 agentes terceirizados que realizam o trabalho de visitas casa a casa e de orientação no combate à dengue, febre maculosa e outras doenças será realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo a diretora do Centro de Controle de Zoonoses(CCZ), Eliane de Carvalho, o encontro tem entre seus objetivos apresentar o atual cenário da dengue e da febre maculosa em Piracicaba e região, e também avaliar o resultado das ações de combate às doenças realizadas até agora e programar novas intervenções.”A expectativa é que os agentes recebam capacitação e atualização de forma a favorecermos a multiplicação de informações para a prevenção dessas doenças junto à população”, disse.
O evento terá a participação de representantes da Vigilância Epidemiológica Municipal e Estadual e será dividido em dois períodos, de manhã serão apresentados os dados sobre a febre maculosa e à tarde, a abordagem sobre dengue deverá incluir detalhes sobre a forma hemorrágica da doença, que já atingiu três estados do sudeste, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
ALERTA
Paralelamente, ao trabalho de capacitação, a Secretaria Municipal de Saúde por meio do Centro de Controle de Zoonoses(CCZ) programou uma operação de alerta contra a dengue na Rodoviária Intermunicipal e nos hipermercados da cidade. A ação será realizada a partir da próxima semana até as festas de fim de ano, período em que se intensifica o número de viagens.
Nesse sentido, os agentes estarão distribuindo folhetos explicativos sobre a doença nos guichês do Terminal Rodoviário e apresentarão uma exposição explicativa sobre o ciclo larvário do mosquito transmissor e sobre o que é certo e errado no combate ao Aedes aegypti.
A medida busca conscientizar a população sobre as medidas de prevenção e também orientar as pessoas que viajarão para fora do município e assim evitar que voltem contaminadas pelo vírus da dengue, desencadeando novos pontos de surto da doença no Município.
De acordo com Eliane de Carvalho, boa parte dos casos importados de dengue registrados no município é proveniente de cidades litorâneas como Rio de Janeiro, Santos, Guarujá, São Vicente, Praia Grande, entre outras, por isso é importante alertar as pessoas sobre a possibilidade de contrair a doença durante as viagens de férias e de fim de ano.
Até agora, a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) tem notificados 96 casos positivos d dengue, sendo 74 deles contraídos na cidade e outros 21 importados. O alerta é o de sempre: Febre, dor no corpo, dor de cabeça e dor por trás dos olhos, mal-estar, dor nas articulações e manchas vermelhas podem indicar que a pessoa contraiu a doença. Neste caso é preciso procurar a Unidade de Saúde mais próxima de casa para que o médico avalie e, se necessário, solicite os exames que podem confirmar a presença do vírus no organismo.