A Secretaria Municipal de Saúde promoverá no dia 14 de novembro, às 09h00, caminhada alusiva ao Dia Mundial em Combate ao Diabetes Mellitus, doença provocada pela produção insuficiente de insulina ou pela dificuldade do hormônio agir no corpo.

De acordo com Fernando Sebastianes, médico da Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo da caminhada é implantar hábitos saudáveis e orientar as pessoas sobre a alimentação adequada e prática de atividade física regular.

Segundo Fernando existe em Piracicaba aproximadamente 20 mil pessoas com diabetes mellitus.“É importante prestarmos mais atenção nos nossos hábitos de vida e procurar corrigi-los. Somente assim conseguiremos ter uma saúde saudável”.

Fernando disse ainda que cerca de 10% dos casos de Diabetes Mellitus é comum em crianças e jovens e deve ser tratado com insulina. Fatores genéticos, obesidade e sedentarismo, que representam 90% dos casos geralmente acomete adultos (quanto maior a idade, maior o risco). A doença deve ser tratada com dieta, atividade física, medicamentos orais e, em situações especiais, com insulina, disponíveis também na rede pública.

“O diabetes não controlado pode provocar, a longo prazo, doenças de diversos órgãos, como os olhos (podendo causar cegueira), coração (infarto e insuficiência cardíaca), rim (podendo levar até à necessidade de diálise se não tratado adequadamente), cérebro (acidente vascular cerebral ou “derrame”), pernas (feridas nos pés, gangrena etc) e impotência sexual no homem”, explicou Sebastianes.

A caminhada de combate a Diabetes Mellitus ocorrerá em três locais: Parque da Rua do Porto, Parque de Lazer do Piracicamirim e Parque de Lazer da Paulista.

Sintomas e orientaçõesOs principais sintomas do diabetes são: – Aumento da sede e vontade de urinar freqüentemente e em grande quantidade.

– Aumento do apetite.

– Ganho ou perda de peso ou perda de peso em curto espaço de tempo.

– Cansaço.

– Infecções freqüentes.

– Piora visual ou formigamento crônico dos pés.

A orientação para a população é a seguinte: – Visite regularmente seu médico.

– Se você não tem sintomas de diabetes, lembre-se de que, mesmo assim, exames para a detecção precoce podem ser indicados, principalmente se tiver idade maior que 45 anos ou peso acima do normal ou outras pessoas na família com diabetes.

– Se você já sabe que tem diabetes, siga rigorosamente a orientação da medicação e insulina (doses e horários), quando indicados pelo médico. Faça exames regularmente.

– Tome cuidados com a dieta: evite doces, embutidos, defumados, frituras, bebidas calóricas e excesso de pães, bolachas, massas, batata e arroz. Procure não engordar.