A Secretaria Municipal de Saúde está preparando a Campanha de Vacinação Contra a Gripe em Idosos deste ano. A meta é superar o índice do ano passado, quando 25.128 pessoas – 72% – com mais de 60 anos receberam a vacina. O Departamento de Criação e Artes do Centro de Comunicação já está preparando a arte de cartaz, folder, camiseta, folheto, faixa e filipetas.

Podem receber a vacina pessoas com 60 anos ou mais. A data de vacinação na zona urbana será de 24 de abril a 05 de maio, e na zona rural, no dia 22 de abril. Interessados deverão procurar o posto de vacinação mais próximo de sua residência, sendo que os locais serão divulgados juntamente com o material que está sendo preparado para o lançamento da campanha.

O Ministério da Saúde recomenda que 70% das pessoas com 60 anos ou mais tomem a vacina contra a gripe. O secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, acredita que, no ano passado, só ultrapassou este índice estabelecido porque adotou estratégias, maior número de parceiros, de postos e do trabalho de servidores e voluntários.

Gripe

A gripe é uma doença infecciosa das vias respiratórias, altamente contagiosa, transmitida pelo vírus Myxovirus influenzae, por meio das secreções do nariz e da boca de pessoa contaminada. Já os resfriados são transmitidos por vírus diferentes e apresentam sintomas mais brandos do que a gripe.

A vacina não costuma dar reação. Porém, algumas pessoas podem apresentar moleza, febre baixa e pequenas dores no corpo que desaparecem em 24 a 36 horas. É necessário que o idoso seja vacinado anualmente porque o vírus se transforma constantemente e o organismo humano não consegue detectar esta modificação.

Evolução vacinação contra a gripe em idosos – 2001-2005