Com objetivo de fortalecer a promoção e prevenção da saúde na atenção primária, a Secretaria Municipal da Saúde prepara para dezembro a 7ª Conferência Municipal da Saúde. O evento, que terá o tema: “Atenção Primária à Saúde: Promoção da saúde e prevenção as doenças”, acontece no Engenho Central nos dias 04 e 05 de dezembro. Segundo o secretário da Saúde, Fernando Cárdenas, o evento que acontece a cada dois anos, é o momento em que usuários, trabalhadores da saúde e gestores das políticas públicas, têm a oportunidade de discutir o interesse comum em construir o modelo assistencial mais ajustado às necessidades de saúde da população. Para Cárdenas, o fortalecimento da atenção primária é extremamente importante para as ações e gestão da saúde “Desde a municipalização da saúde em 1997, a Secretaria tem se empenhado em propiciar atendimento de boa qualidade a todos os usuários do sistema, tanto pela sua rede própria, quanto pelos prestadores de serviços locais contratados, buscando atender às necessidades de saúde da população em todos os níveis de complexidade”, explica. De acordo com Cárdenas, a Secretaria Municipal de Saúde vem promovendo a incorporação de novas tecnologias e avanços científicos, bem como de mecanismos de modernização da gestão do Sistema Único, com o fortalecimento das relações com a sociedade civil organizada. Para o prefeito Barjas Negri, o principal desafio dos gestores da saúde pública é melhorar a qualidade da saúde, no aspecto da humanização. “A Secretaria Municipal da Saúde vem investindo na capacitação dos funcionários, para melhorar a qualidade de atendimento à população, para que possa viver melhor e com qualidade de vida. Espero que com a realização dessa Conferência, possamos dar um passo adiante para aprimorar o sistema”. Barjas destacou que o setor público tem obrigação de oferecer serviço de qualidade na área da saúde, mas nem sempre consegue atender a demanda. “A população cresce e envelhece e quando isso ocorre, a demanda pelos serviços de saúde avança. É necessário planejar e aplicar da melhor forma possível os recursos e é isso que estamos fazendo e os resultados aparecem, como o aumento de consultas e de exames de pré-natal e a redução da taxa de mortalidade infantil”.