Luciano Almeida e a secretária de estado em exercício, Priscilla Perdicaris, ao lado de representantes da RMP, OPAS e Cosems-SP após assinatura do termo de adesão

Na manhã desta quinta-feira, 07/03, o prefeito Luciano Almeida participou da 2ª Oficina de Regionalização da Saúde e o Gabinete 3D – Saúde promovidos pelo Governo de São Paulo. Na oportunidade, foi assinado um termo de acordo e compromisso de gestão no valor de R$ 254 milhões para os 26 municípios do Departamento Regional de Saúde de Piracicaba (DRS-X) e 36 prestadoras de serviço em saúde pública, como hospitais filantrópicos, por exemplo. O valor será repassado pelo Estado aos municípios e prestadores por meio da nova Tabela SUS Paulista e do IGM SUS Paulista (Incentivo à Gestão Municipal) para ampliar a pactuação de procedimentos para reduzir as filas de espera por consultas, exames e cirurgias em diversas especialidades via Sistema CROSS/SP (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde).

Luciano Almeida reforçou que a assinatura do acordo é uma conquista de todos os municípios que trabalham unidos para uma saúde cada vez melhor na DRS-X “Todos juntos conseguimos resultados maiores para a população e é isso que acontecerá por meio dessa assinatura de hoje. Apesar disso, também precisamos reforçar cobranças de outros tempos, como a ampliação do atendimento do Hospital Regional. Lembro também da ampliação de leitos e do atendimento em ortopedia, oftalmologia e urologia no HRP”, cobrou.

Luciano Almeida recepcionou secretária estadual da Saúde em exercício, Priscilla Perdicaris, em evento na FOP

O prefeito também aproveitou a oportunidade e solicitou atenção especial do Estado para implantação de novos cursos na FOP. “Estamos discutindo a implantação do curso de medicina aqui na Faculdade. O campus e a cidade está preparada para receber este curso uma vez que a Unicamp tem estrutura e excelência na área de ensino superior”, completou.

A secretária estadual da Saúde em exercício, Priscilla Perdicaris, destacou a importante da união dos municípios da DRS-X a parceria com o Estado. “É assim que queremos transformar a saúde em São Paulo, ampliando o acesso aos procedimentos e dando condições para que os agentes locais possam ofertar maior número de atendimentos à população usuária da rede pública. Vamos apresentar o Programa de Saúde Digital que vai ser um dos alicerces para essa transformação”, afirmou.

Luciano Almeida assina termo de adesão durante a solenidade de abertura da oficina de regionalização da saúde

Na oportunidade, mais de 100 representantes dos 26 municípios da RPM participaram do encontro que termina no final desta tarde. Também foram discutidos os avanços e perspectivas da regionalização da saúde, bem como os novos desafios para a região, além da implantação do Comitê Executivo de Governança da Rede de Atenção à Saúde e pactuação na CIR (Comissão Intergestores Regional).

Representantes dos 26 municípios da RMP participaram da segunda Oficina de Regionalização da Saúde

Participaram da solenidade de abertura: Augusto Muzilli Júnior, secretário Municipal de Saúde; Leandro Carneiro, membro do Cosems/SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo); Cláudia Castro, superintendente estadual do Ministério da Saúde; Renilson Rehen, consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e coordenador do Projeto de Regionalização da Saúde; Hélio Zanatta, deputado estadual; Moisés Taglietta, diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS-X); e Flavio Henrique Baggio Aguiar, diretor da FOP.