Secretário Augusto Muzilli Júnior lidera comitiva que participa de importante fórum sobre saúde realizado em São Paulo

Piracicaba participa do 1º Fórum de Experiências Exitosas na Constituição de Redes Regionais de Atenção à Saúde para levantamento e discussão das ações desenvolvidas com o apoio do IGM (Incentivo à Gestão Municipal) e da Tabela SUS Paulista, que acontece hoje, 20/05, e segue até amanhã, 21/05, no Centro de Convenções Rebouças, na capital. Comitiva da cidade é liderada pelo secretário municipal de Saúde, Augusto Muzilli Júnior, ao lado de outros 11 representantes de coordenações de departamentos da Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba. O evento tem apoio da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS).

De acordo com Muzilli Júnior, o Fórum está sendo um momento de importante discussão sobre as ações realizadas na saúde com êxito nos últimos dois anos e que podem ser ampliadas para outras cidades. “São ações muito positivas e que, se bem-adaptadas a nossa realidade, também podem ser exitosas aqui em Piracicaba. Além disso, estamos abordando pontos importantes sobre o SUS Paulista”, apontou.

Muzilli Júnior conversou com o secretário de Estado de Saúde, Eleuses Paiva, que pontuou a cobertura vacinal, a mortalidade de mulheres por câncer de colo de útero e a mortalidade materno-infantil como os principais desafios a curto prazo para a Saúde em São Paulo. “Pelos próximos dois anos eles vão incentivar que os municípios ampliem o total de pessoas imunizadas, que a Atenção Básica faça um pré-natal bem-feito, acompanhando as mães mais intensamente na sua rotina para evitar a mortalidade materno-infantil. Além disso, vai mandar recursos para o combate ao câncer do colo do útero, que é 100% evitável, 100% tratável e, até hoje, ainda temos muitos casos confirmados. O exame papanicolau custa centavos, e ele pode ajudar na prevenção”, completou.

Augusto Muzilli Júnior e o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, durante Fórum que acontece até amanhã na capital paulista

FÓRUM – Dos 174 trabalhos inscritos para o Fórum, 38 foram aprovados para apresentação durante os dois dias de evento. Os projetos são resultados de iniciativas regionais desenvolvidas conjuntamente pelos DRS (Diretorias Regionais de Saúde), Secretarias Municipais de Saúde e estabelecimentos de saúde como, hospitais, AME, etc. “Os projetos apresentados revelam uma participação ativa dos municípios na busca por ações que atendessem de fato os vazios assistenciais e as demandas levantadas anteriormente durante as oficinas. Isso vem ao encontro com o propósito do Programa de Regionalização que é reestruturar a saúde do estado e levar equidade para todas as regiões”, comenta o coordenador do programa de Regionalização da Saúde e consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Renilson Rehem.

Evento acontece na capital nos dias 20 e 21/05

PALESTRAS – Entre as atividades realizadas nesta segunda-feira, 20/05, os destaques ficaram para a mesa de debates que abordaram os temas: Tabela SUS Paulista e Pactuações Regionais, coordenada por Ana Maria Malik, médica e professora titular da Fundação Getúlio Vargas (FGV); e Regionalização e Acesso, conduzida pela pesquisadora Mariana Carrera, da FGV Saúde, e por Julio Pedroza, da OPAS.

Amanhã, 21/05, o destaque fica para a roda de conversa com o tema Governança Regional, que será conduzida por Renato Tasca, consultor da IESP; além da palestra com o tema Revisão de Perl Assistencial no âmbito da Regionalização, liderada por João Gabbardo, consultor da Comunitas; e da mesa de debates com o foco na Atenção Ambulatorial Especializada na Regionalização, ministrada pela secretária-executiva da SES, Priscilla Perdicaris.