Representantes da Vigilância Epidemiológica e do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) participaram nesta terça-feira (16) de uma série de atividades educativas sobre a febre maculosa no campus da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

Além de um estande, onde houve orientações sobre a doença e seus principais sintomas, as atividades contaram com um bate-papo envolvendo grupos e orientadores de estágio, estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e dirigentes do campus, e ainda uma palestra dirigida às equipes de campo.

Denominado “Café com prosa”, o bate-papo contou com a presença da promotora de Justiça Maria Christina Marton Corrêa Seifarth de Freitas, da área de Saúde Pública do Ministério Público em Piracicaba, que acompanha a questão da febre maculosa no Campus Luiz de Queiroz em um inquérito civil.

Além dos membros da Comissão Técnica Permanente de Prevenção e Controle da Febre Maculosa Brasileira no Campus Luiz de Queiroz, as atividades contaram com a presença de profissionais da VE, CCZ, Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e GVE-20 (Grupo de Vigilância Epidemiológica de Piracicaba).

Criada no ano passado, a comissão tem o objetivo de implantar um plano de ação para prevenção e controle da doença no campus da Esalq e neste início de ano realizou a colocação de novas placas com orientações sobre os sintomas da febre maculosa atendendo a pedido da promotora.