Portal do Município de Piracicaba

Saúde oferece grupos e atividades para transformar resoluções de ano novo em hábitos saudáveis

Rede municipal disponibiliza ações gratuitas de promoção da saúde, prevenção e acompanhamento de doenças durante todo o ano

Por CCS / Publicado em 09/01/2026
Tempo de leitura: 6 minutos.

Adotar hábitos mais saudáveis — como praticar atividade física, parar de fumar, melhorar a alimentação e cuidar da saúde mental — está entre as principais metas de muitas pessoas neste início de ano. Para quem decidiu transformar esses propósitos em realidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece diversas opções de cuidado e acompanhamento.

A promoção da saúde e da qualidade de vida é um compromisso da Atenção Básica da rede municipal, que disponibiliza, ao longo de todo o ano, ações voltadas a pessoas de todas as idades interessadas em incorporar hábitos mais saudáveis à rotina.

Entre as atividades oferecidas estão grupos de qualidade de vida, alimentação saudável, saúde mental, gestantes, saúde sexual e reprodutiva, além de programas de apoio ao abandono do tabagismo. A rede também promove práticas corporais e integrativas, como caminhada orientada, atividade física, Lian Gong, yoga, grupos de convivência para idosos, auriculoterapia e acupuntura, bem como acompanhamento de pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial.

Segundo o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, dr. Sergio Pacheco, os grupos de apoio desempenham um papel essencial no cuidado contínuo da população. “Os grupos de apoio, especialmente os voltados às doenças crônicas, são fundamentais tanto no combate quanto no acompanhamento dessas condições. Nesses espaços, os pacientes recebem orientações sobre o uso correto da medicação, alimentação adequada, prática de atividade física e outros cuidados importantes. Além disso, a troca de experiências fortalece o vínculo com as equipes de saúde e contribui diretamente para mais qualidade de vida”, destaca.

“A atenção básica, com a essência em promoção à saúde e prevenção a doenças, é a porta de entrada para a rede de atenção a saúde. As atividades de prevenção evitam comorbidades e agravos de doenças”, aponta o gerente da Atenção Básica, Affonso Amirati.

RESULTADOS EFETIVOS – A manicure Gislene dos Santos, de 43 anos, ficou sabendo do grupo de apoio de abandono ao tabagismo pela agente de saúde do bairro São Francisco. “Comecei a fumar depois de uma perda, mas me dei conta que fumar estava me tirando um tempo precioso, como ficar mais com meu neto, por exemplo”. Nas reuniões, ouvir o relato de outras pessoas serviu de incentivo para abandonar o tabaco. “Foi libertador, foquei em outras coisas e hoje adoro fazer atividade física”, comemora depois de deixar o cigarro em dezembro.

A mulher está sentada em uma cadeira azul-petróleo, vestindo um vestido preto justo com alças finas. Ela usa óculos de aro vermelho e tem o cabelo preso em um rabo de cavalo. As mãos dela estão entrelaçadas no colo. O fundo da imagem está desfocado, mas é possível ver uma janela com moldura de madeira e prateleiras com objetos.
Gislene dos Santos comemora os benefícios percebidos ao parar de fumar

A aposentada Miriam Esboriol, de 74 anos, também comemora o fato de ter parado de fumar. “Comecei aos 19 anos, na época era ‘charme’. Achava que não ia conseguir, mas o método que eles usam, com orientações, medicação e conversa com outros participantes traz um benefício muito bom”, avisa. Ela parou de fumar em outubro e comemora os resultados. “Tenho mais apetite, estou respirando melhor”.

Uma mulher com cabelos grisalhos e óculos está sentada em um sofá vermelho. Ela usa um colete listrado em preto e branco e shorts pretos. Um curativo redondo e claro está visível em seu braço esquerdo. Ela sorri e olha para a direita. O sofá tem almofadas com um padrão floral vermelho e branco. Atrás dela, na parede branca, há várias pinturas. Uma delas é um retrato de Charlie Chaplin com um cachorro. Outras duas pinturas menores mostram flores vermelhas e amarelas. Há também um sofá vermelho em forma de poltrona ao fundo, à direita. O piso é de ladrilhos em tons de bege e marrom.
Mirian Esboriol parou de fumar após 55 anos

Participante do grupo no PSF Monte Líbano que faz acompanhamento de hipertensos e diabéticos, a dona de casa Sueli Domingos foi convidada a participar do grupo de caminhada que reúne pacientes também das unidades Minas Nova e Itapuã. Gostou tanto do resultado que mantém a atividade há três anos. “Além de fazer bem para a saúde, é muito bom para a mente. Conhecemos pessoas, fazemos café da manhã, atividades no Dia da Mulher, Outubro Rosa. É muito bom”, define a dona de casa que relata também que a atividade costuma reunir aproximadamente 60 pessoas. “Pulamos corda, fazemos atividades na quadra, sempre orientadas pelo professor e pelas meninas do posto de saúde”.

A mulher senta-se numa cadeira preta com braços de metal, vestida com uma regata rosa pálido e calções de ganga cinzentos. Ela usa óculos pretos e tem o cabelo escuro preso para trás. O seu olhar está dirigido para a câmara com um leve sorriso. Atrás dela, um grande arbusto de folhas verdes compridas e brilhantes cresce contra uma parede de cor creme. O chão à frente dela é coberto por azulejos cor de terracota dispostos em padrão de espinha. No canto inferior direito, um pequeno objeto azul e branco está no chão. A iluminação geral sugere um ambiente exterior ou um espaço interior bem iluminado com luz natural.
Sueli Domingos participa do grupo de caminhada há 3 anos; além da atividade física, ela destaca ação social

A participação nas atividades é gratuita e aberta a toda a população. Para obter informações e participar, o cidadão deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para receber orientações, realizar o cadastro e verificar a disponibilidade dos grupos conforme seu perfil e necessidade.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.