A Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) – vinculado ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Emergência), realizou Treinamento de Primeiros Socorros para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nos dias 23 e 25/05, no anfiteatro da Secretaria de Educação. A atividade foi dividida em quatro turmas e recebeu cerca de 150 profissionais da rede de Atenção Básica.
Cerca de 150 pessoas participaram do treinamento de primeiros socorros realizados pelo NEU-Samu
Conforme explicou a enfermeira e coordenadora do NEU, Juliana Baldan de Barros, as atividades se trataram de um curso básico de atendimento a situações de urgência em que os ACS podem se deparar na rotina de trabalho. "Os ACSs são fundamentais na multiplicação do conhecimento pelo vínculo com as famílias no território e é importante estarem preparados para situações de emergências que podem ocorrer", destacou ela ao lembrar que este treinamento está inserido no projeto de conscientização sobre a melhor utilização do Samu no atendimento de Urgência de Piracicaba (pré-hospitalar Móvel e fixo, além da rede hospitalar).
NEU realizou treinamento em primeiros socorros para agentes de saúde
Segundo explica o secretário de Saúde, Filemon Silvano, ainda hoje muitas pessoas não sabem como agir perante uma situação emergencial, ou qual a importância dos primeiros socorros para auxílio imediato. "Os primeiros socorros são medidas a serem tomadas imediatamente, no caso de alguém apresentar uma condição que possa indicar perigo de morte. Ter conhecimento sobre primeiros socorros pode salvar vidas. Algo muito simples, como o ato de se engasgar ou ter um desmaio, pode colocar uma vida em risco, e, por isso, o atendimento adequado é tão importante", disse.
A enfermeira Juliana faz simulação de atendiemento em bebês
OUTRA AÇÃO – Na semana passada, a equipe do Samu esteve na Escola Estadual Dr. João Sampaio com o projeto Samuzinho na Escola. A atividade leva aos alunos das escolas públicas informações sobre os serviços de urgência e emergência da cidade, orienta os estudantes sobre os tipos de acidente e qual serviço de socorro (Samu 192 ou Bombeiros 193) deve ser chamado em cada ocasião e os riscos das ligações falsas, conhecidas popularmente como trote. A atividade reuniu cerca de 50 alunos.
Projeto Samuzinho na Escola esteve na EE. Dr. João Sampaio