O prefeito Barjas Negri, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, divulgou ontem (03) novo pacote para a área de saúde que prevê um investimento de mais de R$ 15 milhões de reais. A intenção é de reduzir as filas nas unidades de saúde, melhorar e humanizar o atendimento. Somente em medicamentos e insumos, a Secretaria vai gastar mais 23% em relação ao ano passado.

Durante a apresentação do pacote, o prefeito Barjas Negri fez balanço 2005, com investimento de R$ 6,6 milhões, que foi responsável pela reforma de unidades e a implantação de 5 novas equipes do Programa de Saúde da Família. Para este ano, mais 5 novas equipes serão criadas, totalizando 30 equipes, ou 120 mil pessoas atendidas.

No pacote da saúde, R$ 4,2 são recursos vindos de parcerias com os governos federal e estadual e da iniciativa privada. A principal obra será a segunda fase da Policlínica de Santa Teresinha, no bairro da Vila Sônia. Serão investidos perto de R$ 1,8 milhão na obra, que ampliará a capacidade de atendimento da unidade e o número de profissionais e especialidades.

A Vila Cristina, por exemplo, ganhará nova unidade de saúde, que deixa o pronto-socorro onde está instalada em 150 m2 e passará para sede com mais de 300 m2. Com isso, o prefeito espera ampliar o pronto-socorro e também melhorar o atendimento à população. O Centro de Controle de Zoonoses será reformado. O Bosques do Lenheiro ganhará uma nova sede para o Programa de Saúde da Família, que terá a parceria do Grupo Dedini. O PSF do Jardim Vitória, que é de madeira,

Em medicamentos e insumos, serão investidos neste ano cerca de R$ 8,7 milhões, ou seja, 23% mais do que em 2005. Em pessoal, a Secretaria de Saúde prevê a contratação de 90 novos profissionais. No ano passado foram 67. A SAMU, que está em prédio alugado no bairro Higienlópolis, ganhará nova sede, provavelmente, na avenida 31 de Março.