Portal do Município de Piracicaba

Saúde não registrou nenhum caso de meningite em Piracicaba

Por Comunicação Social / Publicado em 16/01/2017
Tempo de leitura: 4 minutos.

Até o momento (2017) não houve a confirmação de nenhum caso de meningite em Piracicaba. Em 2015 foram confirmados 22 casos, sendo que 1 deles evoluiu para óbito. Em 2016, dados ainda em aberto, confirmam 21 casos, com 1 óbito. As informações são do Sinan NET, Banco de Dados da Vigilância Epidemiológica. A vacina está disponível na rede pública de saúde para crianças com menos de 5 anos e adolescentes de 12 e 13 anos.

Informações Úteis

O que é meningite?

Meningite é a inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

O que causa meningite?

A meningite pode ocorrer por diversas causas, como lesão física, neoplasias, uso de certos medicamentos, mas em geral ocorre por infecção bacteriana, viral, fungica ou parasitária. A gravidade da meningite e o tratamento diferem dependendo da causa.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Ou seja, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais, sendo mais comum a ocorrência das meningites bacterianas no inverno e das virais no verão.

Quais tipos de bactérias podem causar meningite?

A princípio todas as espécies de bactérias podem causar meningite. As principais bactérias são a Neisseria meningitidis, o Haemophilus influenzae do sorotipo b e o Streptococcus pneumoniae.

Obs: As pessoas que tiveram contato próximo com doentes com meningite, suspeita de ser causada por certos tipos de bactérias, devem receber medicamento preventivo (quimioprofilaxia) para não adoecer.

O que é meningite viral?

A meningite viral, também chamada de meningite asséptica, é menos grave, mais frequente que a meningite bacteriana e melhora sem tratamento específico.

Quais são os sinais e sintomas de meningite?

Os sinais e sintomas de meningite podem surgir repentinamente e são febre, dor de cabeça, rigidez ou dor no pescoço, náuseas e vômitos. Manchas vermelhas ou roxas pequenas ou grandes na pele podem indicar doença mais grave. Mudanças de comportamento como confusão, sonolência e dificuldade para acordar podem também ser sintomas importantes.

Como as bactérias e vírus são transmitidos?

Os vírus que causam meningite podem ser transmitidos pela saliva ou pelas fezes. As bactérias geralmente são transmitidas de pessoa para pessoa pelo contato com saliva. A maioria das pessoas pode já ter imunidade (proteção natural) contra muitos desses vírus e bactérias.

Importante: O hábito de lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou de usar produtos para a limpeza das mãos à base de álcool ou gel de álcool pode ajudar a interromper a disseminação de muitos vírus e bactérias. Evitar compartilhar alimentos, bebidas, pratos, copos e talheres, também ajuda a interromper a transmissão dos vírus e bactérias. Além das medidas acima, existem vacinas para prevenir as meningites, mas não para todos os tipos de vírus e bactérias.

TODOS os casos suspeitos de meningite devem ser notificados aos serviços de saúde pública, o mais rápido possível, para que as medidas de prevenção e controle sejam efetivadas de forma oportuna. Fonte: CVE/CCD/SES?SP


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.