Portal do Município de Piracicaba

Saúde lança segunda edição do projeto Driblando a Tuberculose

Por Comunicação Social / Publicado em 17/03/2016
Tempo de leitura: 3 minutos.

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as secretarias de Educação e de Esportes Lazer e Atividades Motoras, lançou nesta quarta-feira (16) a segunda edição do projeto Driblando a Tuberculose. A iniciativa tem como objetivo disseminar informações sobre a doença aos estudantes do ensino fundamental da rede municipal.

Durante o lançamento, no Centro Cívico, foi apresentado o cronograma do projeto, que será composto por um treinamento para os professores, com o objetivo de levar as informações para sala de aula, além da realização de concurso e premiação dos melhores trabalhos desenvolvidos sobre prevenção da tuberculose.

De acordo com Ermelinda Esteves, interlocutora do Programa de Ações de Tuberculose da Saúde, o projeto quer ampliar o conhecimento relacionado à doença para os alunos na faixa etária de 6 a 10 anos, fazendo dos estudantes multiplicadores em suas famílias. “A ideia é divulgar a doença de uma maneira lúdica, para que a criança observando casos da doença possa orientar a família a buscar o atendimento nas unidades de saúde”, disse.

Ermelinda informa que o projeto começou no ano passado, quando foi desenvolvido na rede estadual de educação, envolvendo 38 escolas e centenas de alunos, e que obteve resultado bastante positivo. Em 2016, o projeto será realizado nas 46 escolas e envolverá cerca de 500 professores e aproximadamente 17 mil estudantes.

Segundo o médico cirurgião torácico e coordenador das Ações em Tuberculose da Saúde, Eduardo Baldassari Rebeis, dados do OMS (Organização Mundial da Saúde) revelam que foram registrados, em 2014, nove milhões de novos casos de tuberculose no mundo. No mesmo ano, o coeficiente de incidência da doença em Piracicaba foi de 37 novos casos por 100 mil habitantes.

O médico afirma que a tuberculose ainda é desconhecida pelas famílias, que muitas vezes não ficam atentas aos sintomas. Para o médico, a criança é uma multiplicadora de informações dentro de casa e colabora para ajudar a reduzir o índice. A doença tem cura e o tratamento é gratuito na rede de saúde. “Após o diagnóstico, os pacientes são acompanhados durante todos o tratamento e os medicamentos são fornecidos gratuitamente. É importante não interromper o tratamento proposto sem conhecimento médico”, ressalta Rebeis.

SINTOMAS – Os sintomas mais comuns da tuberculose são tosse contínua há mais de duas semanas, emagrecimento, sudorese noturna e cansaço.

O médico Eduardo Rebeis durante lançamento do projeto


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.