Portal do Município de Piracicaba

Saúde lança Protocolo Municipal de Vitamina A

Por Comunicação Social / Publicado em 03/10/2016
Tempo de leitura: 4 minutos.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da CPAN (Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição), em parceria com a Coordenação da Atenção Básica e Saúde da Criança, lança oficialmente o Protocolo Municipal Vitamina A Mais – Programa Nacional de Suplementação do Ministério da Saúde. O evento está marcado para sexta-feira, 30/09, às 13h30, no Anfiteatro da Faculdade Anhanguera.

De acordo com a nutricionista e coordenadora da CPAN, Márcia Cardoso, o objetivo do documento é padronizar e atualizar os profissionais da Atenção Básica sobre a operacionalização do Vitamina A para a proteção da saúde de crianças menores de um ano, além de orientar sobre a influência para o seu desenvolvimento. “Toda a rede de Atenção Básica foi convocada para essa capacitação, sendo um enfermeiro e um técnico/auxiliar de enfermagem, que são os profissionais que fazem a administração da vitamina A nas unidades”, explica a nutricionista.

Marcia explica que quando o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A foi lançado em 2013, a administração da vitamina A para crianças na faixa etária entre 6 a 11 meses ficou optativa devido ao município ofertar o suplemento Adtil. Contudo, com a assinatura do protocolo, fica definido a partir deste momento que todas as crianças dessa faixa etária deverão receber a megadose de vitamina A, que é composta por vitamina A na forma líquida, diluída em óleo de soja e acrescida de vitamina E. “A distribuição é feita gratuitamente nas Unidades de Saúde”, enfatiza.

Dados científicos referentes ao impacto da suplementação com vitamina A em crianças de 6 meses a 59 meses de idade apontam para redução do risco global de morte em 24%, de mortalidade por diarreia em 28% e mortalidade por todas as causas, em crianças HIV positivo, em 45%.

Diante dos números positivos, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a administração de suplementos de vitamina A para prevenir a carência, a xeroftalmia e a cegueira de origem nutricional nesta faixa etária. Ressalta ainda que a suplementação de vitamina A deve fazer parte de um conjunto de estratégias para melhoria da ingestão desse nutriente.

A vitamina A é um micronutriente encontrado em fontes de origem animal e vegetal. Dentre os alimentos de origem animal, as principais fontes são: leite humano, fígado, gema de ovo e leite. Já nos vegetais, ela pode ser encontrada em folhosos verdes, como espinafre, couve, beldroega, bertalha e mostarda. Nos vegetais amarelos, entre eles a abóbora e a cenoura e frutas amarelo-alaranjadas, como manga, caju, goiaba, mamão e caqui, além de óleos e frutas oleaginosas. Todos são ricas fontes de provitamina A.

SERVIÇO – Lançamento do Protocolo Municipal de Vitamina A. Dia 30 de setembro, às 19h30, no Anfiteatro da Faculdade Anhanguera.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.