O início da tarde desta sexta-feira (17) foi descontraído no Centro Cívico de Piracicaba. O grupo Sud-Encena apresentou o espetáculo “Nhá Borrachuda” no átrio do prédio e depois os integrantes distribuíram preservativos nos andares, até chegar ao gabinete do prefeito Barjas Negri, onde ocorreu coletiva de imprensa do lançamento oficial do IV Circuito de Prevenção às DST/Aids, com o tema “Diferentes, mas juntos na mesma luta!”.
Barjas defende a realização de campanhas educativas para reforçar o perigo de contrair o vírus HIV, transmissor da Aids, e também sobre qualquer outra doença sexualmente transmissível. “A imprensa é uma aliada da saúde pública, da população e, consequentemente, da vida das pessoas”, disse o prefeito.
O Circuito de Prevenção às DST/Aids faz parte do calendário anual da Secretaria Municipal de Saúde e se estende o ano todo, com programação variada, que inclui palestras de conscientização. “É um trabalho de prevenção. A epidemia de Aids é uma realidade. Estamos trabalhando para tentar dobrar o número de pessoas atendidas na cidade”, informou Fernando Cárdenas, secretário municipal de Saúde.
Cárdenas explica que neste ano a campanha ganhou um forte aliado: o Sindicato do Comércio, que agora trabalha junto na distribuição de folhetos para conscientizar a população. “É importante a educação e a prevenção na época do Carnaval porque as pessoas estão mais relaxadas”, completou. Ele lembrou que a ações preventivas da campanha ocorrerão nas ruas, clubes e locais de aglomeração com entrega de panfletos e preservativos.
“No Carnaval intensificamos a distribuição de preservativos para chamar a atenção quanto a importância do uso, para que passe a fazer parte do ato sexual”, disse o médico Moisés Taglietta, coordenador do Programa Municipal DST/Aids. De acordo com Taglietta, o Circuito conta ainda com o apoio das entidades assistenciais Casme e Cáritas, Programa de Saúde da Família e do Movimento das Religiões Afro-brasileiras de Piracicaba, que tem o objetivo conscientizar os praticantes quanto às doenças sexualmente transmissíveis e, também, desmistificar a religião na cidade.
Durante a programação do Carnaval 2006 serão distribuídos 100 mil folhetos educativos e 50 mil preservativos. Taglietta lembra que são distribuídos regularmente pelas unidades de saúde do município, em média, 67 mil preservativos ao mês. Durante a coletiva, foi apresentado o Abada – traje carnavalesco – que será utilizado pelos integrantes do Bloco da Prevenção.
Bloco da Prevenção
O Cedic promove junto ao Circuito o Bloco da Prevenção, criado no ano passado como forma de manifestação de várias entidades, seguimentos e grupos parceiros do Programa DST/Aids da Secretaria da Saúde. Interessados em participar ainda podem se inscrever até o dia 20, pelos telefones 3437-7500 e 3437-7514, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
O objetivo é conscientizar quanto ao uso do preservativo, de maneira descontraída e em plena avenida Armando Salles, onde ocorrem os desfiles das escolas de samba de Piracicaba. “No Carnaval, a população se “libera” em relação a muitos mitos e tabus da sociedade, como, por exemplo, o uso de drogas e o exercício da sexualidade”, disse Taglietta.
O Bloco da Prevenção abre o desfile das escolas de samba de Piracicaba, nas duas noites de programação, e leva ao público a mensagem da necessidade da prevenção, informando por meio de panfletos sobre as formas de transmissão e métodos de prevenção às DST/Aids.
Em 2005, o bloco contou com cerca de 200 pessoas. Para este ano, os organizadores esperam que este número cresça para cerca de 500 pessoas.
Programação IV Circuito de Prevenção às DST/Aids
18/02/06:Banda da Sapucaia
Horário:18h30
Local: Concentração Praça do SEMAE
19/02/06: Agita Carnaval
Horário: 9:00 ás 11:00 hs
Local: 2º Bolsão da Rua do Porto (Caminhada no parque da R. do Porto)
26 e 27/02/06 – Carnaval de Rua
Horário: 19h
Local: Concentração Praça do TCI
25/02/06: Terminais Urbanos de Integração
Horário: 7h30 ás 10h
Terminais: Central, Piracicamirim, Sônia, Cecap, Paulicéia
26/02/06: Rua do Porto
Horário: 12h ás 15h
Local: 2º Bolsão da Rua do Porto