A Secretaria Municipal de Saúde lança, na próxima quinta-feira (30) a Campanha Contra a Gripe deste ano, às 10h, no Anfiteatro do Centro Cívico (rua Antônio Correa Barbosa, 2.233). A meta é superar o índice do ano passado, quando 25.128 pessoas – 72% – com mais de 60 anos receberam a vacina.

O Departamento de Criação e Artes do Centro de Comunicação preparou a arte de cartaz, folder, camiseta, folheto, faixa e filipetas. A campanha tem patrocínio de General Chains do Brasil, Belgo Arcelor, Wahler, Votorantim Celulose e Papel, Ferchimika, Santa Casa Saúde, Amhpla, Hospital dos Fornecedores de Cana, Unimed Saúde Preventiva, Enfermap, Esaup, Carrefour, Supermercado Beira Rio, BIG, Enxuto e Visart.

Podem receber a vacina pessoas com 60 anos ou mais. A data de vacinação na zona urbana será de 24 de abril a 05 de maio, e na zona rural, no dia 22 de abril. Interessados deverão procurar o posto de vacinação mais próximo de sua residência, sendo que os locais serão divulgados juntamente com o material que está sendo preparado para o lançamento da campanha. Interessados em receber a vacina devem procurar o posto de vacinação mais próximo de sua residência.

O Ministério da Saúde recomenda que 70% das pessoas com 60 anos ou mais tomem a vacina contra a gripe. O secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, acredita que, no ano passado, só ultrapassou este índice estabelecido porque adotou estratégias, maior número de parceiros, de postos e do trabalho de servidores e voluntários.

Gripe

A gripe é uma doença infecciosa das vias respiratórias, altamente contagiosa, transmitida pelo vírus Myxovirus influenzae, por meio das secreções do nariz e da boca de pessoa contaminada. Já os resfriados são transmitidos por vírus diferentes e apresentam sintomas mais brandos do que a gripe.

A vacina não costuma dar reação. Porém, algumas pessoas podem apresentar moleza, febre baixa e pequenas dores no corpo que desaparecem em 24 a 36 horas. É necessário que o idoso seja vacinado anualmente porque o vírus se transforma constantemente e o organismo humano não consegue detectar esta modificação.

Postos de vacinação

– Unidades Básicas de Saúde (UBS): horário de atendimento de cada unidade

– Programas de Saúde da Família (PSF): horário de atendimento de cada unidade

– Praça José Bonifácio: 7h às 17h

– nos cinco terminais de ônibus: 6h às 12h

– Centro de Especialidades Médicas: 7h às 17h

– postos volantes em várias regiões da cidade: 7h às 12h