A Secretaria Municipal de Saúde lançou oficialmente na tarde de ontem a Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil 2013 no município. Em evento realizado nas dependências da Escola Municipal Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, no bairro Caxambu, 70 crianças na faixa etária entre seis meses até cinco anos de idade foram vacinadas.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, a meta da secretaria é vacinar 19.856 crianças até o fim da campanha, no dia 21 de junho. O número corresponde a 95% das 20.901 crianças com idade entre seis meses e até cinco anos de idade do município.
“Trabalhamos com orientação do Ministério da Saúde para vacinar 95% desse público, mas o ideal é vacinar todas as crianças nesta faixa etária. Teremos a vacina à disposição em todas as nossas unidades de saúde e pedimos que os pais levem seus filhos para tomar a vacina”, destacou Mello.
Para o secretário, é um orgulho para o país a doença estar erradicada desde 1989, mas a responsabilidade pela vacinação deve ser de todos. “Não temos um caso da doença no Brasil há 24 anos e isso é muito positivo, mas para mantermos esse cenário é importante que as crianças indicadas recebam a dose da vacina”.
O evento que marcou o início oficial da campanha em Piracicaba contou ainda com a presença da secretária de Educação, Ângela Jorge Corrêa, além do Zé Gotinha e de outros personagens infantis que animaram as crianças.
DIA D
Apesar de lançada oficialmente hoje, a vacinação contra a paralisia infantil teve início no município no sábado (1º), com a campanha realizada na zona rural. O Dia D, com a vacinação em massa na zona urbana, será realizado pela Secretaria de Saúde neste sábado (8), quando serão disponibilizados à população 60 pontos – 48 fixos e 12 volantes – das 8h às 17h. A campanha segue até 21 de junho nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e PSF (Programa Saúde da Família).