O Secretário Municipal de Saúde, Fernando Cardenas, realizou na manhã de hoje(24) na praça José Bonifácio, o lançamento oficial da Campanha Nacional de Vacinação para o Idoso Contra a Gripe. A vacinação teve início no sábado (22) na área rural, com as equipes de saúde que levaram a vacinação aos idosos em suas casas e até mesmo nos locais de trabalho.

A partir de hoje(24) a vacinação contra gripe será na área urbana. A vacina é aplicada em pessoas a partir dos 60 anos e prossegue até 05 de maio. Os interessados deverão procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS), Programas de Saúde da Família (PSF) mais próximos de sua residência, respeitando o horário de atendimento de cada local, além do Centro de Especialidades Médicas, das 7h às 17h. Equipes de vacinação estarão também na Praça José Bonifácio, das 7h às 17h; os cinco terminais de ônibus, das 6h às 12h e haverão postos volantes em várias regiões da cidade, das 7h às 12h.

De acordo com o Secretário Fernando Cardenas, no próximo sábado (29), haverá o Dia D na vacinação contra a gripe.“Serão 86 pontos de vacinação entre PSF (Postos de saúde da família), pronto-socorros e duas unidades volantes mobilizados no atendimento da região central e sul. O objetivo deste ano é ultrapassar a meta dos 70% recomendados pelo Ministério da Saúde aplicando mais de 25 mil doses da vacina no município”, ressalta.

Conforme Viviane Ferrazzo Liva, diretora da Vigilância Epidemiológica, a vacinação contra a gripe evita em 70% de internações e 50% dos óbitos provocados pela complicações decorrentes da gripe, como infecções pulmonares causadas por vírus ou bactérias. A vacina diminui em 90% o risco de contrair a doença e é necessário toma-la todos os anos no outono, pois o vírus muda constantemente.

Na fila da vacinação, Francisco Créspio, 67 anos, disse que é imunizado desde 2000 contra a gripe. “Tomo religiosamente todas as vacinas e sempre me senti muito bem, nunca senti reações, há muito tempo não tenho gripe forte”.

Hélio Frias, 73 anos, vacinado há mais de 10 anos, disse que sua vida melhorou depois de aderir a vacinação contra a gripe. “Eu procuro os postos, mas este ano li no jornal e resolvi vir aqui na Praça. Depois da vacinação, nunca mais tive gripe”.

Benedito de Souza, com 62 anos, disse que tomou a primeira dose da vacina no ano passado. “Se eu soubesse que era bom teria começado antes. Antigamente, a gripe me derrubava. Agora, com a vacinação, me sinto muito bem”, declara.

Confira os postos de vacinação

– Unidades Básicas de Saúde (UBS): horário de atendimento de cada unidade

– Programas de Saúde da Família (PSF): horário de atendimento de cada unidade

– Praça José Bonifácio: 7h às 17h