A Campanha de Vacinação contra a Gripe, em Piracicaba, atingiu 18.860 idosos, de acordo os dados parciais divulgados hoje (02), pela secretaria municipal de Saúde. Este número equivale a 75,1% da meta que é imunizar pelo menos 25.111 pessoas com mais de 60 anos do município.
O objetivo é vacinar contra a gripe pelo menos 70% dos 35,8 mil idosos existentes na cidade até o final da campanha, que se encerra nesta sexta-feira (05), nas unidades da rede municipal de saúde, entre Unidades Básicas de Saúde(UBS), unidades do Programa Saúde da Família(PSF), além do Centro de Especialidades Médicas, das 7h às 17h. Equipes de vacinação estarão na Praça José Bonifácio e no Terminal Central de Integração, das 7h às 17h.
A Coordenadora de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Vidal, observou que, apesar de a cidade estar apresentando uma boa adesão à campanha ainda é preciso conscientizar sobre a importância da vacina.
Ela explicou que por solicitação do prefeito Barjas Negri e do secretário de Saúde, Fernando Cárdenas, os dados e estratégias da campanha são monitorados diariamente. Nesse sentido, a secretaria adotou a utilização de equipes volantes para intensificar a vacinação. Nesta quarta-feira, as equipes estarão percorrendo bancos, supermercados, eventos e igrejas.
Para receber a vacina, a pessoa deve levar a Carteira de Vacinação ou apresentar a Carteira de Identidade (RG). Mesmo pessoas cardíacas, asmáticas, diabéticas, hipertensas, com insuficiência renal ou hepática e portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus da Aids (HIV) ou com outro estado de baixa imunidade devem tomar a vacina contra a gripe.
A vacina contra a gripe diminui em 90% dos casos o risco de contrair a doença. Ela precisa ser tomada todos os anos no outono. Estimativas do Ministério da Saúde demonstram que desde o início das campanhas houve uma redução de aproximadamente 51 mil internações decorrentes das complicações da gripe.