Para marcar o Outubro Rosa – mês de prevenção ao câncer e promoção da saúde da mulher – a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está ampliando a oferta no atendimento de rotina para as mulheres em todas as unidades de saúde da cidade. A intenção é fomentar o diagnóstico precoce que ainda é a forma mais eficiente de diminuir as chances de agravamento do câncer, entre eles o de mama.
Serão várias atividades espalhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), além do Centro Especializado em Saúde da Mulher (CESM), durante a rotina das unidades ao longo da semana, das 7h às 16h, e nos horários estendidos, entre 17h e 20h, e também aos sábados, sempre por meio de agendamento e, também, por demanda espontânea. Para saber o cronograma de atividade nas 74 unidades do município, a interessada pode ir até o posto mais próximo da sua residência e solicitar mais informações.
Entre as ações de abrem o mês, amanhã, 1º/10, a USF Parque Orlanda tem palestra das 8h às 10, e em paralelo realiza coleta de exames papanicolau, faz testes rápidos de ISTs (infecções Sexualmente Transmissíveis) e rodas de conversa sobre a Saúde da Mulher. Na USF Monte Líbano 1, nos dias 1º e 17/10, tem sala de espera sobre câncer de mama e colo do útero, além de uma atividade especial, dia 24/10, das 7h30 às 8h30, caminhada seguida de aula de zumba.
Nos dias 2, 4, 8 e 9/10, pela manhã, a USF 1º de Maio, realiza roda de conversa sobre saúde da mulher seguido de lanche comunitário com participantes do grupo de saúde metabólica, além de ações de artesanato, Liang Gong e caminhada.
Em horário especial, a USF Jardim Vitória, nos dias 09 e 23/10, das 16h15 às 20h vão realizar coleta de papanicolau, oferta de exame clínico das mamas e solicitação para mamografia, além de roda de conversa na sala de espera da unidade. No USF Boa Esperança 2, tem atividade especial no sábado dia 19/10, das 7h às 13h, com coleta de papanicolau, exame clínico das mamas, solicitação de mamografia, testes rápidos de ISTs, vacinação contra HPV para crianças e adolescentes com idade entre 9 e 14 anos, e avaliação odontológica para as mulheres.
Já na USF Minas Novas tem atividade no domingo, 20/10, das 8h às 14h, e além das ofertas de consultas, exames e coletas, haverá palestra sobre recuperação após câncer de mama, seguido de café comunitário com bolo rosa.
ESPECIALIDADES – A coordenação do CESM (Centro Especializado em Saúde da Mulher) também realizará diversas ações ao longo do mês. A primeira aconteceu ainda em setembro, nos dias 23 e 24, com capacitação dos profissionais da saúde como forma de motivar a oferta e facilitar o acesso da população aos exames diagnósticos de câncer de colo de útero e de mama.
No dia 08/10, terça-feira, haverá o tradicional café da manhã no CESM seguido de roda de conversa sobre saúde da mulher e prevenção de canceres femininos. Pelo quarto ano consecutivo, vamos ofertar de consultas de enfermagem em saúde da mulher para as mulheres do Centro de Ressocialização (CR) Feminina, ainda este mês em data a ser definida. Haverá novamente palestras e roda de conversa com mulheres vítimas de violência no CRAM (Centro de Referência em Atendimento a Mulher), em parceria com a Smads (Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social).