Para garantir o acesso e a promoção do uso adequado de medicamento, por meio de ações mais sistêmicas e integradas na rede de atenção, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), deu início à implantação do projeto-piloto Cuidado Farmacêutico na rede de Atenção Básica da cidade, com foco no uso racional dos medicamentos. O projeto será iniciado pelas Unidades de Saúde da Família (USF) Mário Dedini I e Paineiras e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Jardim Planalto e Centro. O primeiro encontro com os profissionais da Atenção Básica (DAB) aconteceu na semana passada.

O projeto é desenvolvido com o apoio do Ministério da Saúde, por meio de consultorias realizadas por farmacêuticos especialistas, tendo como interlocutores as representantes do DAF, Ana Raquel Faggin de Castro, Erika Feltrin, Juliana Oliveira e Vitória Borzino.

Reunião da Assistência Farmacêutica e a Atenção Básica marcou início de implantação do projeto-piloto

De acordo com Ana Raquel, os pacientes interessados em participar desta ação devem buscar as unidades de saúde onde o projeto-piloto está sendo desenvolvido, citadas acima, para agendar suas consultas farmacêuticas. Os pré-requisitos para participar são utilizar quatro medicamentos ou mais e também possuir uma ou mais doenças crônicas diagnosticadas, como hipertensão, diabetes, dislipidemia e/ou hipotireoidismo, além, é claro, de possuir dúvidas sobre a utilização dos medicamentos. "O cuidado farmacêutico ao paciente visa promover a utilização adequada dos medicamentos e a otimização dos resultados de saúde principalmente relacionados a gestão de doenças crônicas, prevenção de problemas relacionados a terapia e promover o autocuidado. O farmacêutico poderá realizar intervenções que resultarão na melhoria do tratamento, evitando maiores problemas de saúde", enfatiza Ana Raquel.