A Secretaria Municipal da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Obras iniciou neste mês a construção do prédio para o Sistema Integrado de Transporte da Secretaria de Saúde (SITSS).

Atualmente o SITSS funciona junto ao prédio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest, na rua São Francisco de Assis, Centro.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Fernando Cárdenas, o investimento será de R$ 330 mil. Para Cárdenas, a construção de sede própria proporciona maior comodidade e segurança para os profissionais.

Segundo o engenheiro da Secretaria de Saúde, Werner Bassinello, o prédio contará com área construída de 213 m² e 886,50 m² de pavimento intertravado. O local terá dois banheiros (feminino e masculino), copa e sala de reuniões. A obra tem previsão de término para o final do segundo semestre deste ano.

SITTS

O SITSS funciona desde 2005, e foi criado a partir do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de acordo com Jorge dos Santos, coordenador do serviço, o Sistema Integrado de Transporte é responsável pela parte ambulatorial, social e administrativa enquanto o SAMU responde ao atendimento ambulatorial de urgência e emergência, “esta divisão facilita o trabalho diário de ambos os serviços ”, disse Jorge.

Dentre os trabalhos realizados pelo SITSS está o serviço de transporte intermunicipal para realização de consultas de pacientes da rede em hospitais conveniados, segundo Santos só para a Unicamp em Campinas são realizadas duas viagens diárias somando cerca de 50 pessoas/dia. No mês de fevereiro a Secretaria Municipal da Saúde adquiriu um micro-ônibus com capacidade para 30 passageiros.

O SITSS oferece ainda serviço de transporte ambulatorial para pessoas que necessitam de tratamento como quimioterapia, hemodiálise, fisioterapia e até mesmo a realização de exames de perícia, “procuramos atender a todos os que necessitam deste serviço, por exemplo, muitas vezes o paciente tem veículo próprio mas não tem como ir até a fisioterapia, por não ter condição de dirigir e nem um acompanhante ”, disse Santos, explicando que o serviço é acessível a todos.

O cadastro dos que necessitam do SITSS deve ser feito no Serviço Social da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES, que encaminha os pacientes. Dos Santos disse que há uma escala de prioridade no atendimento, mas que o Serviço consegue atender bem a demanda de pacientes.

Atualmente o SITSS conta com 60 veículos que atendem aos serviços administrativos, ambulatorial e de viagens intermunicipais, e ainda de acordo com Santos, atende a uma média diária de 100 a 120 pessoas.