Os agentes de combate à dengue da Secretaria Municipal de Saúde iniciaram, na manhã desta segunda-feira (5), as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti na área central da cidade. O trabalho contará com visitas em lojas e residências. Ao todo, 50 agentes estão envolvidos na ação, que irá visitar os estabelecimentos comerciais, prédios e residências localizados no quadrilátero entre as ruas Prudente de Moraes, Ipiranga, Alferes José Caetano e avenida Armando de Salles Oliveira.

De acordo com Sebastião Amaral Campos, o Tom, coordenador do PMCD (Plano Municipal de Combate à Dengue), o principal objetivo da ação é a retirada de criadouros do Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue, além da chikungunya e zika. “A área central da cidade sempre apresenta alto índice de infestação de larva do mosquito e por isso é importante que todos estejam engajados nesta ação”, salienta Tom.

O coordenador explica que, nos locais onde for encontrado algum tipo de espaço fixo, que possa ser um possível criadouro do mosquito, os agentes aplicaram larvicidas. Os locais onde não será possível a ação, serão notificados para que façam a limpeza. Ele afirma ainda que esta ação na área central é piloto e somente foi possível graças à parceria com as entidades do comércio. “E fundamental o apoio para o êxito do trabalho dos agentes. Sem a parceria, seria muito difícil desenvolver uma ação nessa amplitude”.

O plano de ação, que conta com o apoio das entidades do comércio e de moradores, foi lançado no dia 29 de setembro pelo prefeito Gabriel Ferrato e pelo secretário de Saúde, Pedro Mello. As ações têm apoio da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Associação de Moradores do Centro, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Piracicaba), SEC (Sindicato dos Empregados no Comércio de Piracicaba e Região), Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região) e Sociedade Beneficente Sírio Libanesa.

Há nove meses atuando no combate à dengue, a agente Luciane Cristina Sanches visitou vários estabelecimentos comerciais na rua Governador Pedro de Toledo, na manhã desta segunda-feira. Luciane afirmou que todos têm sido muito receptivos às orientações, permitindo a vistoria dos quintais. “Fazemos nossa parte, orientando e entregado os panfletos, mas é preciso que todos façam a sua parte”, ressalta Luciane.

Rodrigo Melo, que trabalha em uma loja de acessórios para celulares, afirma que existe sempre uma preocupação na loja de não acumular nada que possa ser um possível criadouro do mosquito. “Já tive dengue e por isso é preciso prevenir sempre”.

O gerente de uma rede da farmácias, Celso Romani Júnior afirma que a prevenção é a melhor solução para não ser acometido pela dengue. “Na minha casa, três pessoas já tiveram dengue, inclusive eu. Tudo que puder ser feito para prevenir, faremos”, afirma Celso.

Treinamento Integrando as ações do combate à dengue na área central, a capacitação dos representantes das entidades parceiras ocorreu na manhã desta segunda-feira (5), no CQP (Centro de Qualificação Profissional), no Centro Cívico.

Durante uma hora, os presentes assistiram a uma palestra do orientador pedagógico do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Márcio José Sérgio Ermida, onde foram mostrados os dados epidemiológicos da dengue, o ciclo do mosquito Aedes aegypti e ações de prevenção sobre a doença e o vetor. “Estamos fazendo uma ação conjunta para atingimos os melhores resultados”, diz Ermida.